22/08/2016 16h05

Estado mobiliza municípios da Região Central para o combate ao Aedes aegypti

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar os municípios da região Central do Espírito Santo para a continuidade do combate aotransmissor da dengue, da Chikungunya e do Zika, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Secretaria de Saneamento, Habitação eDesenvolvimento Urbano (Sedurb) estarão em Colatina nesta terça-feira (23). A atividade faz parte de uma série de reuniões regionaispromovidas pelo Governo para intensificar o trabalho de enfrentamento ao Aedes aegypti.

A reunião em Colatina acontecerá às 9 horas, no auditório do Sanear. Na próxima sexta-feira (26) será a vez dos municípios da RegiãoSul se reunirem em Cachoeiro de Itapemirim. no dia 30, a última reunião acontecerá em São Mateus, direcionada para os municípiosdo Norte do Estado. A primeira reunião aconteceu na última quinta-feira (18), em Vitória, para os municípios da região Metropolitana.

Para a gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Gilsa Rodrigues, a proliferação do mosquito é uma questão grave e precisa de soluçõesde enfrentamento que ultrapassam a governabilidade do setor saúde, por isso é de extrema importância essa soma de forças voltadaspara um problema que pertence a governos e população

“A proliferação do mosquito Aedes aegypti é um problema que pertence não somente aos governos federal, estadual e municipal, mastambém a nós, cidadãos, naquilo que nos compete, que vai desde o bom acondicionamento e o descarte do lixo até assumirmos nossopapel de não criarmos o mosquito onde vivemos. Para isso, o tema Aedes aegypti tem que estar conosco todos os dias. E quando todos,governos e população, assumirmos esse papel, poderemos dizer que estamos perto de vencer esta batalha”.

Nesta etapa das reuniões, as equipes do Governo do Estado levam aos municípios informações e orientações que contribuam parasensibilizar a população quanto à necessidade de mudança progressiva de hábitos. A intenção é mostrar que, com ações simples, como ouso e o armazenamento adequado de água e com o fim do despejo de resíduos e entulhos em ruas e terrenos baldios, é possível reduziro número de focos do mosquito Aedes aegypti.

Parceria nacional

As ações fazem parte da Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Dengue, ao Vírus Chikungunya e ao VírusZika, coordenada pelo Ministério da Saúde. No Estado, estão envolvidos diretamente nas ações a Sesa, o Conselho das SecretariasMunicipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems-ES), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Sedurb, a Secretaria da Educação(Sedu), a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), a Defesa Civil e o Instituto Estadual de MeioAmbiente e Recursos Hídricos (Iema).

A Sala Nacional foi criada para gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti,bem como a execução das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. Semanalmente, a Sala Nacional articula as ações demobilização com as Salas Estaduais por meio de videoconferências.

Calendário de Reuniões
Região Central
Data: 23 de agosto
Horário: 9h
Local: Auditório do Sanear, em Colatina
Municípios participantes: Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Ibiraçu, João Neiva,Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã,Sooretama, Vila Valério.

Região Sul
Data: 26 de agosto
Horário: 9h
Local: Auditório da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim
Municípios participantes: Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim,Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes,Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta.

Região Norte
Data: 30 de agosto
Horário: 14h
Local: Auditório do CRAS, em São Mateus
Municípios participantes: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré,Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus, Vila Pavão.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação Sedurb Loureta Samora (27) 3636-5002 / (27) 99972-5128 loureta.samora@sedurb.es.gov.br/comunicasedurb@gmail.com Lícia Mendonça (27) 3636-5021 licia.mendonca@sedurb.es.gov.br Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde Jucilene Borges jucileneborges@saude.es.gov.br/asscom@saude.es.gov.br Juliana Rodrigues julianarodrigues@saude.es.gov.br Ana Carolina Stutz anapinto@saude.es.gov.br Juliana Machado julianamachado@saude.es.gov.br Tels.: (27) 3347-5642 / 3347-5643 / 9 9969-8271 / 9 9983-3246 / 9 9943-2776