25/08/2016 09h13

Estado reúne municípios do Sul para combater o Aedes aegypti

Na próxima sexta-feira (26), Cachoeiro de Itapemirim sediará a reunião regional de enfrentamento ao Aedes aegypti. A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), tem por objetivo sensibilizar e mobilizar os municípios para a continuidade do combate ao transmissor da dengue, da Chikungunya e do Zika. A reunião acontecerá às 9h, no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim.

O público-alvo da reunião são gestores públicos de diferentes setores da administração das cidades, como Limpeza Urbana, Saneamento, Meio Ambiente e Saúde. Também foram convidados representantes do Corpo de Bombeiros, de instituições de ensino públicas e privadas, marmorarias e outras empresas e instituições que tiveram participação ativa em ações anteriores realizadas na Região Sul, como a força-tarefa para limpeza de ruas e casas ocorrida no mês de março.

Para a gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Gilsa Rodrigues, a proliferação do mosquito é uma questão grave e precisa de soluções de enfrentamento que ultrapassam a governabilidade do setor saúde, por isso é de extrema importância essa soma de forças voltadas para um problema que atinge a governos e população.

Nesta etapa das reuniões, as equipes do Governo do Estado levam aos municípios informações e orientações que contribuam para sensibilizar a população quanto à necessidade de mudança progressiva de hábitos. A intenção é mostrar que, com ações simples, como o uso e o armazenamento adequado de água e o fim do despejo de resíduos e entulhos em ruas e terrenos baldios, é possível reduzir o número de focos do mosquito Aedes aegypti.

Mobilização

Na última terça-feira (23), a reunião aconteceu em Colatina, voltada para os municípios da Região Central. Na próxima terça-feira (30), as cidades do Norte do Estado vão se reunir em São Mateus para o último encontro deste ciclo de mobilização.

Parceria nacional

As ações fazem parte da Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Dengue, à Febre Chikungunya e ao Vírus Zika, coordenada por vários ministérios, entre eles o Ministério da Saúde. No Estado, estão envolvidos diretamente nas ações a Sesa, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems-ES), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Sedurb, a Secretaria da Educação (Sedu), a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), a Defesa Civil e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

A Sala Nacional foi criada para gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, bem como a execução das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. Semanalmente, a Sala Nacional articula as ações de mobilização com as Salas Estaduais por meio de videoconferências.

Calendário de Reuniões

Região Sul

Data: 26 de agosto

Horário: 9h

Local: Auditório da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim

Municípios participantes: Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta.

Região Norte

Data: 30 de agosto

Horário: 14h

Local: Auditório do CRAS, em São Mateus

Municípios participantes: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus, Vila Pavão.

Assessoria de Comunicação Sedurb

Loureta Samora

(27) 3636-5002 / (27) 99972-5128 loureta.samora@sedurb.es.gov.br/comunicasedurb@gmail.com

Lícia Mendonça (27) 3636-5021