31/03/2023 16h25

Estudantes da FGV participam de imersão em gestão pública no Governo do Estado

Eles formularão propostas de melhoria ou de novas soluções para os desafios enfrentados pelo Governo.

Alunos do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP) participaram, nesta semana, com órgãos do Governo do Estado, da Imersão Subnacional - disciplina que busca possibilitar o aprendizado sobre programas e políticas públicas.

Os estudantes foram recebidos por gestores e servidores nos órgãos e secretarias estaduais, para participarem de atividades presenciais, reuniões e realizarem entrevistas para a coleta de informações e dados.

Além de conhecerem o dia a dia de trabalho dos profissionais que atuam em diferentes segmentos do serviço público e as principais ações e programas da gestão, os graduandos formularão propostas de melhoria ou de novas soluções para os desafios enfrentados pelo governo.

Os alunos tiveram contato com equipes das Secretarias da Cultura (Secult); da Educação (Sedu); de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb); de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi); de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades); Extraordinária de Políticas para Mulheres (SEPM); e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

A imersão é oferecida pelo FGV-EAESP desde 2013. Além do Espírito Santo, a disciplina já foi realizada em parceria com outros estados como Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. A edição de 2023 está recebendo apoio local da Gerência de Inovação na Gestão, da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

O grupo realizou visitas às grandes obras de infraestrutura e mobilidade na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). A comitiva visitou a Ciclovia da Vida e ampliação da Terceira Ponte, que está em fase final de obras, conheceu as instalações em Vila Velha do sistema de macrodrenagem, as estações e embarcação do novo Aquaviário, as unidades habitacionais construídas e entregues pelo Governo, em Viana, e também o Portal do Príncipe, entregue pelo Governo do Estado, em 2021.

“Representar e apresentar a SEDURB para os alunos de Graduação em Gestão Pública da FGV  foi uma honra. Fizemos uma imersão de 02 dias nos projetos de Macrodrenagem, Habitação, Regularização Fundiária, Convênios e Programa de Gestão de Resíduos Sólidos além das visitas as obras. Os feedbacks que recebemos foram muito bons, sabendo que são alunos que vivem uma rotina de uma metrópole como São Paulo e que enxergam nossos projetos como soluções que poderiam melhorar a qualidade de vida de grandes cidades, nos faz ter a certeza que estamos no caminho certo”, avaliou o gerente de planejamento e gestão estratégica, Fernando Gregório.

O subsecretário de mobilidade, Leo Cruz, reforça que a visita técnica que é uma oportunidade para os estudantes da FGV conhecerem de perto as grandes obras de infraestrutura e mobilidade que estão sendo desenvolvidas na Região Metropolitana da Grande Vitória.

“Essas obras são essenciais para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos capixabas, uma vez que trazem mais eficiência e agilidade no transporte de pessoas, além de contribuir com o desenvolvimento econômico da região. Foi importante contextualizar a situação, para que eles pudessem entender os desafios enfrentados e as soluções encontradas, por meio de estudos e planejamento integrados entre diversas áreas, para garantir o sucesso desses empreendimentos. Acredito que essa foi experiência enriquecedora que contribuirá para a formação acadêmica e profissional dos estudantes, permitindo também uma avaliação dos projetos executados” pontuou.

Já está em andamento nos municípios de Vila Velha, Cariacica e Viana o maior investimento em macrodrenagem já feito na RMGV. As obras realizadas Governo do Estado, por meio da Sedurb, chegam a R$ 580 milhões. O objetivo é reduzir significativamente as áreas alagáveis dos municípios. Nos últimos anos, o Governo também realizou a construção de casas populares, atendendo população em situação de vulnerabilidade social. Para os próximos quatro anos, estão previstas a 4 mil novas unidades habitacionais de interesse social.

A implantação do Aquaviário é uma das prioridades do Governo do Estado na área da mobilidade. A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) deve iniciar as atividades do sistema Aquaviário em maio, com tarifa única integrada ao Sistema Transcol, por meio do CartãoGV. Inicialmente, o serviço vai funcionar com três embarcações e três estações para embarque e desembarque: Prainha (em Vila Velha), Enseada do Suá (em Vitória) e Porto de Santana (em Cariacica).

Já as obras de ampliação da Terceira Ponte e de construção da Ciclovia da Vida estão em fase final. Uma estrutura metálica foi anexada nas laterais da ponte que permitirá a passagem de ciclistas entre as cidades de Vitória e Vila Velha e, ao mesmo tempo, gera uma barreira de proteção ao suicídio.

Além da instalação de uma ciclovia, as obras realizadas pela Semobi vão ampliar a capacidade de fluxo de veículos na Terceira Ponte, com o aumento de quatro para seis faixas destinadas aos veículos.

“Podemos dizer que os programas da Sedurb geram impactos positivos para a sociedade. Assim, gostaríamos de agradecer à Secretaria pela oportunidade enriquecedora que tivemos, com destaque para o Fernando Gregório, que esteve sempre à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e nos mostrar o motivo do Espírito Santo ser uma referência nacional em políticas voltadas à infraestrutura”, pontuou o estudante de graduação do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP), João Pedro Salomão da Silva.

Assessoria de Comunicação Sedurb
Fernanda Magalhães