Macrodrenagem

Ações preparam Vila Velha, Cariacica e Viana para o período de chuvas

 

Já está em andamento nos municípios de Vila Velha, Cariacica e Viana o maior investimento em macrodrenagem já feito na região metropolitana. As obras realizadas Governo do Estado, por meio da Sedurb chegam a R$ 350 milhões. O objetivo é reduzir significativamente as áreas alagáveis dos municípios.

As intervenções fazem parte da primeira etapa das obras de manejo de águas pluviais das principais bacias hidrográficas dos três municípios - Canal da Costa, Canal do Guaranhuns, Rio Aribiri, Córrego de Jardim de Aláh, Córrego do Campo Grande, que inclui o Rio Marinho. Os recursos para a realização dessa primeira etapa foram captados pelo Governo do Estado junto ao Governo Federal e à Caixa Econômica.

A macrodrenagem da região metropolitana foi considerada prioritária pelo planejamento estratégico do Estado. As intervenções mais importantes são alargamentos dos canais, substituições de pontes estreitas por outras maiores, instalação de comportas e estações de bombeamento.

A expectativa é executar essa primeira etapa das obras em até 36 meses. Com a conclusão das obras, estima-se uma redução em 50% na extensão das áreas que sofrem alagamentos.

 

As intervenções têm por objetivo:

  • reduzir as inundações;
  • melhorar a circulação pública além da segurança das pessoas;
  • redução das doenças transmitidas pelas águas dos alagamentos;
  • diminuir danos ao patrimônio público e privado;
  • incentivar a instalação de atividades econômicas;
  • permitir a utilização de áreas saneadas para o lazer da população.

 

Tópicos:
macrodrenagem

Microrregião de Águas e Esgoto do ES (MRAE/ES)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard