Espírito Santo realiza a 6ª Conferência Estadual das Cidades com ampla participação popular

A conferência integra o ciclo de eventos preparatórios para a etapa nacional.
A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realizou, entre a sexta-feira (29) e o domingo (31), no SESC de Guarapari, a 6ª Conferência Estadual das Cidades do Espírito Santo. O evento reuniu centenas de participantes, entre delegados eleitos nas conferências municipais, representantes da sociedade civil, movimentos sociais, entidades profissionais, empresariais e acadêmicas, além de gestores públicos de diferentes regiões do Estado.
Durante três dias, a conferência foi um espaço de diálogo democrático, dedicado ao debate dos principais desafios do desenvolvimento urbano no Espírito Santo. Os participantes discutiram temas centrais para a vida nas cidades, como habitação, saneamento básico, mobilidade urbana, sustentabilidade, segurança, governança e transformação digital. A partir dos grupos temáticos, foram estruturadas propostas que refletem as demandas reais da população e que têm o potencial de orientar políticas públicas para os próximos anos.
Um dos pontos de destaque do encontro foi a eleição dos delegados que irão representar o Espírito Santo na 6ª Conferência Nacional das Cidades, promovida pelo Ministério das Cidades, em Brasília. Esses representantes levarão as propostas construídas no Estado, contribuindo para a atualização da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e garantindo que a voz dos capixabas esteja presente nas decisões de alcance nacional.
A etapa estadual é resultado de um amplo processo que começou nas conferências municipais, realizadas em dezenas de cidades capixabas, envolvendo milhares de pessoas em debates locais. Esse movimento assegura que as ideias apresentadas na conferência estadual reflitam, de fato, as necessidades, sonhos e prioridades de diferentes territórios do Espírito Santo.
Para o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Aurélio Soares, o processo é um marco de participação popular: “A Conferência das Cidades é um espaço de construção coletiva e cidadã. Aqui reunimos cidadãos de todas as regiões do Espírito Santo, que trouxeram ideias, propostas e experiências para repensar nossas cidades. O resultado desse processo é a prova de que a democracia participativa fortalece a gestão pública e nos aproxima cada vez mais da sociedade”, destacou.
Com a realização da etapa estadual, o Espírito Santo reafirma o compromisso com a gestão democrática das cidades e com a construção de um futuro mais inclusivo, sustentável e inovador.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Sedurb
Fernanda Magalhães
(27) 99661-7588