08/10/2018 12h12 - Atualizado em 08/10/2018 15h09

Estado garante R$ 13,9 milhões para reurbanização da orla em Marataízes

Os  verões vão  ganhar um brilho a mais em  Marataízes, no Litoral Sul do Espírito Santo.  Em um investimento total de R$ 13,9 milhões,  a Praia Central – a principal do balneário -  será totalmente reurbanizada, além de receber novos equipamentos de lazer,  quiosques, ciclovia  e calçada cidadã acessível.  A ordem de serviço para a realização da primeira etapa de obras, no valor de R$ 4,4 milhões, foi assinada pelo governador Paulo Hartung e pelo secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcelo de Oliveira, no último dia 14 de setembro.

Já o convênio para o repasse de mais  R$ 9,5 milhões ao município, para a execução do restante da  obra,  deverá ser firmado  nas próximas semanas. Com isso, as duas etapas da obra serão realizadas simultaneamente,  acelerando a conclusão das intervenções, previstas para  serem concluídas em 18 meses.  A primeira etapa compreende um trecho de 225 metros da orla, e a segunda,  de 500 metros.

As obras de reurbanização contemplam a execução de rede de drenagem,  pavimentação, construção de ciclovia, calçadão, calçada cidadã e dois quiosques. Além disso, a Praça Ricardo Gonçalves será revitalizada e receberá  novos equipamentos de lazer.

“Me recordo bem que, ainda no meu primeiro mandato, o mar avançava de maneira inclemente sobre a cidade. Ele estava destruindo tudo. Estive reunido com a comunidade em um hotel onde discutirmos uma solução para este desafio imposto pela natureza. Contratamos um instituto que veio trabalhar aqui e moldou esse protejo de proteção e engordamento da Praia Central. Colocamos de pé a obra. Hoje estamos dando dois passos. Agora estamos autorizando o início da urbanização e melhoria da Praia Central de Marataízes”, disse Paulo Hartung, durante a assinatura da ordem de serviço.

A ordem de serviço consiste em reurbanização e melhoria da mobilidade urbana na orla da praia na Avenida Atlântica (6.419,70m²) e Praça Ricardo Gonçalves (6.898,52m²), sendo faixas elevadas nas ruas Jamil Cade (119,21m²), Mimoso do Sul (102,57m²) e Mario Rezende (94,63m²), e nas avenidas Miramar (1.768,91m²) e Governador Lacerda de Aguiar (132,71m²).

“A primeira vez que conversei com o prefeito, ele me apresentou o projeto e levei para o governador. Ele me disse para avisar que não tínhamos condições de fazer com o valor todo, na época, mas deu a palavra de que assim que pudéssemos faríamos o restante do convênio. Administração pública não pode dar passo maior que a perna. Mas o governador Paulo Hartung dá o passo do tamanho da perna”, destacou o secretário Marcelo de Oliveira.  O convênio prevê o repasse dos recursos do Estado ao município, que é responsável pela licitação e execução da obra.

Informações à imprensa:

Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano