Moradores do Campinho do Moscoso podem requerer regularização
Os moradores da área do Campinho do Moscoso, na região do Centro de Vitória, que ainda não regularizaram seus imóveis, devem entrar em contato com o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do Espirito Santo (Idurb) para legalizar seus terrenos. A regularização da área teve início em dezembro de 2015 e traz mais segurança jurídica aos proprietários de imóveis com a emissão de títulos de posse.
Para dar início ao processo de regularização, proprietários de imóveis situados no Campinho do Moscoso devem encaminhar um requerimento padrão junto ao Idurb e apresentar documentação que comprove a posse da área pleiteada. Ao final do processo, o Estado vai reconhecer a titularidade de posse, conferindo a plena propriedade dos bens e mais segurança jurídica para as transações imobiliárias que possam vir a acontecer.
Procedimentos
Por ser de caráter específico, a regularização tem o custo de um Valor de Referência do Tesouro Estadual (VRTE) por metro quadrado a ser pago pelo proprietário ao Governo do Estado. Sendo que, no ano de 2016, um VRTE equivale a R$ 2.9539. Toda a ação será acompanhada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). A área a ser contabilizada refere-se à fração ideal do terreno. Para obter mais informações, os interessados devem entrar em contato com o Idurb pelo telefone (27) 3636-1150.
A diretora-presidente o Idurb, Caroline Jabour, destaca que os primeiros títulos foram entregues aos moradores que solicitaram a regularização 60 dias após a regulamentação da Lei. “A tramitação é rápida e a documentação necessária para a abertura do processo é simples. E, com isso, o Governo do Estado resolve uma situação complexa, que gerava um entrave jurídico para os moradores do Campinho Moscoso”, afirma.
Legislação
O Governo do Estado publicou no Diário Oficial em dezembro de 2015 a lei 10.453, que trata da regularização específica dos imóveis localizados na área do Campinho do Moscoso. A publicação revoga a lei 10.340, de 19 de janeiro de 2015, e transfere do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) para o Idurb a competência para as regularizações.
A lei possibilita ao Estado conceder aos atuais proprietários a legitimação dos imóveis em área originalmente definida como Terreno de Marinha e cedida ao Estado pela União em 1910. A área beneficiada abrange 177 mil m² e compreende ruas dos bairros Parque Moscoso e parte do Centro, Santa Clara, Vila Rubim e Do Moscoso. Aproximadamente 2700 imóveis são passíveis de regularização.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Sedurb/Idurb
Loureta Samora
(27) 3636-5002 / (27) 99972-5128
loureta.samora@sedurb.es.gov.br /comunicasedurb@gmail.com
Lícia Mendonça
(27) 3636-5021
licia.mendonca@sedurb.es.gov.br