30/10/2017 10h00

Novas ações de Macrodrenagem em Vila Velha e Cariacica no combate aos alagamentos

ILUSTRAÇÃO

Na última semana três importantes passos foram dados nos contratos da Macrodrenagem Metropolitana, administrados pela Sedurb - Secretaria Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, do Governo do Estado, que irão beneficiar diretamente os municípios de Vila Velha e Cariacica.

Foram lançados os editais dos serviços de recuperação do Dique Jucu-Guaranhuns e da obra de finalização dos acessos da Ponte sobre o Canal Marinho, em Nova América. Além disso, foi dada ordem de reinício no contrato de elaboração do projeto executivo de Macrodrenagem do Canal da Costa e do Rio Aribiri, ambos situados em Vila Velha.

“É um conjunto de obras que fazem parte do Projeto de Macrodrenagem Metropolitana do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, que prevêem o investimento de cerca de 500 milhões de reais e visam dar ainda mais segurança para o morador de Vila Velha, Cariacica e Viana no período das chuvas”, afirmou o Secretário da Sedurb, Rodney Miranda.

Depois de superados alguns entraves técnicos e administrativos, a Acquatool, empresa que venceu a concorrência pública para elaboração dos Projetos Executivos das obras de engenharia para o Canal da Costa e Rio Aribiri, foi autorizada a finalizar os trabalhos, que incluem uma nova Estação de Bombeamento para o Canal Bigossi, o que irá reduzir sensivelmente os problemas de alagamento de toda a região no entorno do Terminal de Vila Velha. Os projetos finalizados têm entrega prevista para dezembro de 2017.

A antiga Ponte de Nova América, que por ser muito estreita e baixa sempre provocou alagamentos nos bairros da Região da Grande Cobilândia, foi substituída por uma nova Ponte, que agora vai receber as obras complementares.  O edital lançado nesta 6ª feira, dia 20, prevê a contratação de empresa de engenharia para realização da obra dos acessos da ponte, da melhoria da drenagem das ruas Valério Coser, Francisco Corteletti,  Quipopa e da drenagem e pavimentação da Rua Iraci Corteletti, melhorando a convivência do bairro com o Canal Marinho. Este conjunto de obras está orçado em aproximadamente dois milhões e duzentos mil reais.

O dique Jucu-Guaranhuns foi construído pelo extinto DNOS na década de 1960 para proteção de Vila Velha contra as grandes enchentes periódicas do Rio Jucu, que no passado causaram muita destruição à cidade. Depois de tantos anos o dique passou a apresentar algumas depressões (afundamentos de solo) que precisam ser corrigidas. A obra, cujo edital também foi lançado essa semana, prevê a elevação média de 80 centímetros ao longo dos quatro quilômetros de extensão do dique e o alargamento da sua base, oferecendo mais segurança para a população de Vila Velha e Cariacica.  A obra está orçada em aproximadamente um milhão e duzentos mil reais, e, assim como a obra da Ponte de Nova América, tem entrega prevista para o mês de março de 2018.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard