Programa ES Sem Lixão reforça a coleta e transporte de lixo em Iúna
-1.jpeg?v=638641835738764840)
O município foi uma das regiões capixabas beneficiadas com equipamentos do Programa.
Os moradores de Iúna contam reforço nos serviços de coleta e transporte de lixo no município. A cidade foi uma das regiões capixabas beneficiadas com equipamentos do Programa Espírito Santo Sem Lixão, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O município recebeu um caminhão compactador, um investimento de R$ 290.700,00.
Para o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, a entrega do caminhão é uma das ações importantes do programa e reflete o esforço da equipe da Sedurb. “Esta é uma ação de bastante importância para toda população capixaba, amplia os serviços, visando a oferecer mais qualidade de vida de forma sustentável”, destacou Marcus Vicente.
Com o veículo novo, o serviço público de coleta de resíduos sólidos será prestado com maior eficiência, garantindo mais agilidade e continuidade dos serviços. Os municípios precisam de apoio para modernizar as suas frotas, e o Governo do Estado, conforme as diretrizes e estratégias do cenário promissor do Plano Estadual de Resíduos Sólidos – PERS, vem promovendo, principalmente junto aos mais necessitados, a crescente e contínua ampliação dos índices de cobertura da coleta dos Resíduos Sólidos Urbanos, em busca da universalização.
O caminhão compactador tem capacidade para dez metros cúbicos por ciclo de coleta, o que representa uma capacidade de cobertura diária entre 7.000 e 14.000 habitantes, de acordo com a duração dos turnos do trabalho de coleta praticados pelo município de Iúna (6, 8 ou 12 horas/dia).
O contrato de Concessão de Uso firmado entre o Governo do Estado e o município visa à concessão de uso do bem móvel (caminhão compactador), não exige contrapartida onerosa municipal, e terá duração de 10 anos.
ES Sem Lixão
O Programa ES Sem Lixão visa à erradicação dos lixões do território capixaba, por meio de sistemas regionais de destinação adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), considerando também a continuidade do funcionamento dos atuais sistemas que atendem alguns municípios de forma sustentável e que foram implantados pela iniciativa privada.
A meta do programa é de que todos os municípios façam a destinação final dos RSU gerados em seus territórios para aterros sanitários regionais. Esses aterros deverão ter concepção moderna, sendo projetados com técnicas atualizadas e testadas para garantir a proteção ambiental e sanitária, com reduzidos custos operacionais proporcionados pelo ganho de escala e, consequentemente, com maior economicidade para o sistema.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Sedurb
Fernanda Magalhães
27 3636-5002 / 99661-7588
fernanda.magalhaes@sedurb.es.gov.br/