12/11/2018 18h36

Sedurb apresenta projeto de macrodrenagem do Canal Campo Grande/Marinho

Foto: Gilberto Medeiros/PMVV

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcelo de Oliveira, apresentou na tarde desta segunda-feira (12) o projeto de macrodrenagem da bacia do Canal Campo Grande/Marinho ao prefeito de Vila Velha, Max Filho, e a comerciantes e líderes comunitários da região da Grande Cobilândia.

O projeto prevê investimento total de R$ 72 milhões, com recursos provenientes da Caixa/FGTS. A principal intervenção é a elevação do dique entre os canais Marinho e Marilândia, de maneira a evitar o transbordo do Canal Marinho para o Canal Marilândia durante os períodos de forte chuva. O projeto executivo para elevação do dique está sendo finalizado pela equipe técnica da Sedurb até o final deste mês, quando será enviado à Caixa para avaliação. Após aprovação do banco, será realizada a licitação para início das obras, no valor de R$ 4,2 milhões.

A reunião, que foi realizada na sede da Sedurb, em Vila Velha,  teve a presença também dos secretários municipais de Desenvolvimento Urbano, Antônio Marcus Machado; de Obras, Luiz Otávio de Carvalho Machado; e de Governo e Articulação Institucional, Saturnino de Freitas Mauro. A apresentação foi solicitada pelo prefeito, diante dos problemas gerados pelas fortes chuvas na região nos últimos dias.

O secretário Marcelo de Oliveira se comprometeu a buscar alternativas para agilizar o processo de liberação de recursos e início das obras. Além disso, o secretário irá apresentar o projeto de macrodrenagem à comunidade da Grande Cobilândia em uma reunião na próxima quarta-feira (14).

Marcelo de Oliveira explicou que a Sedurb está negociando com a Caixa a possibilidade de incluir a dragagem, limpeza e retirada de pedras e outras obstruções do Canal Campo Grande/ Marinho no pacote de obras, o que inicialmente não está previsto no projeto.

“São soluções técnicas, pensadas. O recurso é do governo federal, temos que seguir as etapas legais previstas. Vamos nos reunir com a Caixa nesta semana ainda, para solicitar que eles agilizem  o processo”, disse o secretário.

Canal Guaranhuns

Durante a reunião também foi entregue ao prefeito Max Filho o projeto executivo da Obra de Macrodrenagem na Bacia do Canal Guaranhuns. A obra prevê a ampliação da calha do canal, melhorando o escoamento da água da chuva e prevenindo alagamentos, e a urbanização e paisagismo de suas margens em toda a extensão, de 3 quilômetros. Será realizada drenagem e pavimentação, substituição de três pontes para veículos e seis passarelas de pedestres, além de construção de ciclovia e de uma pista para caminhadas.

Serão beneficiadas as comunidades no entorno do canal, principalmente os moradores dos bairros Praia das Gaivotas, Ilha dos Bentos, Santa Mônica Popular, Guaranhuns, Jardim Guaranhuns, Jockey de Itaparica e Araçás.  Todo o processo de elaboração dos projetos foi feito em conjunto com a Prefeitura de Vila Velha.  Depois que o projeto for formalmente aprovado pela prefeitura, a Sedurb dará início à licitação para o início das obras.

O investimento é de R$ 64 milhões. A previsão é que as obras sejam iniciadas até o final do primeiro semestre de 2019, e finalizadas em 24 meses. O trecho que será urbanizado compreende toda a extensão do canal, localizado entre a Rua Trinta e Três (bairro Santa Mônica Popular) e a Rodovia Darly Santos.

Com a urbanização, serão instalados 57 bancos e 46 lixeiras ao longo das margens do canal. O projeto de paisagismo prevê o plantio de 315 árvores. Além disso, o local receberá um moderno sistema de iluminação, com a utilização de 338 luminárias de LED, garantindo mais segurança para os moradores e gerando economia no gasto de energia.

Informações à imprensa:

Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano