21/11/2018 17h31 - Atualizado em 21/11/2018 17h33

Sedurb apresenta projeto de macrodrenagem do Canal Guaranhus à comunidade

O município de Vila Velha tem muito o que comemorar, pois agora tem a garantia de que os problemas ocasionados em dias de fortes de chuvas devem diminuir. É que a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) apresenta hoje, às 19 horas, o projeto de Macrodrenagem e Urbanização do Canal Guaranhuns. A solenidade será no Bufalo Ville, no bairro Jockey de Itaparica.

O investimento é de R$ 64 milhões e o prazo para início das obras é até o final do primeiro semestre de 2019, com duração de dois anos.

No último dia 12, foi entregue ao prefeito Max Filho o projeto executivo da obra de Macrodrenagem na Bacia do Canal Guaranhuns. A obra prevê a ampliação da calha do canal, melhorando o escoamento da água da chuva e prevenindo alagamentos, e a urbanização e o paisagismo de suas margens em toda a extensão, de 3 quilômetros.

A largura do Canal Guaranhuns, que hoje varia de 3 metros a 10 metros, será ampliada para 8 a 17 metros, dependendo do trecho. Serão realizadas a drenagem e a pavimentação, a substituição de três pontes para veículos e seis passarelas de pedestres, além de construção de ciclovia e de uma pista para corrida e caminhada.

Serão beneficiadas as comunidades no entorno do canal, principalmente os moradores dos bairros Praia das Gaivotas, Ilha dos Bentos, Santa Mônica Popular, Guaranhuns, Jardim Guaranhuns, Jockey de Itaparica e Araçás.  Todo o processo de elaboração dos projetos foi feito em conjunto com a Prefeitura de Vila Velha.  Depois que o projeto for formalmente aprovado pela prefeitura, a Sedurb dará início à licitação para o início das obras.

Informações à imprensa:

Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano