Solenidade marca entrega do PlanMob a Cachoeiro de Itapemirim
Os resultados do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e Projetos Estruturantes (PlanMob) para a cidade de Cachoeiro de Itapemirim foram apresentados à população numa cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (10). Na ocasião, o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), João Coser, entregou oficialmente o Plano ao prefeito Carlos Casteglione. Autoridades locais, deputados e a comunidade prestigiaram o evento.
A elaboração do documento foi uma ação do Governo do Estado, por meio da Sedurb, visando instrumentalizar e apoiar tecnicamente Cachoeiro e outras cinco cidades polos do Estado - Anchieta, Aracruz, Colatina, Linhares e Guarapari - na construção de seus planos de mobilidade.
O objetivo do PlanMob é contribuir para a melhoria da mobilidade no espaço urbano, conciliando as funções de circulação de pessoas e bens, a acessibilidade e a vivência, construindo, assim, cidades mais ‘amigáveis’ e seguras.
Diagnóstico
A especialista em políticas públicas e gestão governamental da Sedurb, Milena Paraíso, que coordenou a elaboração do plano, e o diretor de Transportes e Serviços Públicos de Cachoeiro, Kleber Massena Paiva, apresentaram as propostas elencadas pelo PlanMob para o município.
Milena ressaltou que o cenário de crescimento da cidade mantém-se dentro da malha urbana, ao invés de um espraiamento dela. “Isso é positivo, uma vez que facilita com que as vias já existentes sejam utilizadas, não sendo necessária a implantação de novas”, destacou.
Kleber lembrou que, durante a realização do PlanMob, Cachoeiro já estava desenvolvendo sua política de planejamento, chamada de Cachoeiro em Movimento. “Assim, a cidade começou a usufruir dos benefícios do PlanMob antes mesmo da entrega do documento final”.
Segundo Milena, as propostas são muito diversificadas, entre elas estão: reclassificação e readequação funcional de vias, com destaque para a Avenida Jones dos Santos Neves, a Linha Vermelha, o binário da Beira Rio, a Avenida Moreira e a Rua Samuel Levy.
Há também a proposta de um programa de requalificação de toda a região central da cidade. O objetivo é promover alterações voltadas à priorização de modos coletivos e não motorizados. Entre as principais intervenções estão a retirada das áreas de estacionamento junto à guia, a reorganização e priorização do fluxo de ônibus e a adequação da área de pedestres com foco na acessibilidade. “Para a Avenida Bernardo Horta, por exemplo, há uma série de propostas que incluem a instalação de ciclovias. Ao todo são propostos 28 km de ciclovia para toda a cidade”, afirma a especialista.
Planejamento
Segundo o secretário João Coser, o plano pensa a cidade do presente, mas com um olhar na cidade do futuro. “Nossas cidades não foram planejadas no passado e cresceram de forma desordenada. Agora estamos buscando formas de reorganizá-las e prepará-las para o futuro”.
O secretário explicou a importância do Plano também para a captação de recursos federais. “Muitas das intervenções necessárias podem e devem ser feitas com recursos do Governo Federal. Ter um plano qualificado como este ajuda na formulação de projetos e é uma condição para análise de liberação de verbas”, explicou.
Coser destacou ainda que o PlanMob é um instrumento de gestão que deve ser observado. “São intervenções muitas vezes simples de serem executadas, mas para seu sucesso precisamos de uma mudança de comportamento da sociedade. “Quando vemos um engarrafamento, sempre pensamos em aumentar a largura das vias. As cidades precisam ser humanizadas, mas sabemos que essa mudança é mais complexa”, afirmou.
O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim Carlos Casteglione comemorou a entrega do PlanMob à cidade. “Sinto como se estivéssemos entregando uma grande obra”. O prefeito agradeceu ao Governo do Estado pela parceria que tem possibilitado ações com foco no desenvolvimento da cidade.
O prefeito ressaltou que muitas alterações propostas pelo PlanMob já estão implantadas e outras estão em execução. “O PlanMob tem orientado nossas ações e com isso temos melhorado o deslocamento na cidade”, comemorou.
PlanMob
Os planos atendem, ainda, ao que determina a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/12), que condiciona a liberação de recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana a municípios que tenham o documento.
Cada plano foi construído em sete etapas e envolveu membros da sociedade civil e de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A participação social foi um dos pontos altos do processo.
A proposta dos planos de mobilidade urbana é promover a equidade, a segurança e a acessibilidade, além da eficácia e da eficiência no uso do espaço público de circulação por pedestres, os meios de transporte não motorizados, os automóveis particulares e o transporte público.
Informações à Imprensa:
Loureta Samora
(27)3636-5002 / (27) 99972-5128
loureta.samora@sedurb.es.gov.br/comunicasedurb@gmail.com
Lícia Mendonça
(27) 3636-5021
licia.mendonca@sedurb.es.gov.br