08/12/2010 12h06 - Atualizado em 18/08/2015 11h06

77 mil moradores serão beneficiados com a entrega da Estação de Bombeamento em Vitória

Aproximadamente 77 mil moradores serão beneficiados com a inauguração da nova Estação de Bombeamento de Águas Pluviais Dr. Antônio Ferreira da Silva Pinto, no bairro Santa Luíza, em Vitória. A entrega da Elevatória aconteceu na manhã desta quarta-feira (08), na Rua Cândido Portinari, durante solenidade que contou com a presença do governador Paulo Hartung, do prefeito João Coser, da secretária de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Curitiba, além de autoridades municipais e estaduais e lideranças comunitárias da capital.

Com a conclusão das intervenções, moradores de 17 bairros de Vitória, localizados na Região da Grande Maruípe e adjacências, serão contemplados com os benefícios da obra. A implantação da Estação é peça fundamental no projeto de drenagem da Capital capixaba e contribuirá para o melhor escoamento das águas pluviais da Bacia Hidrográfica Geral que abrange as sub-bacias José Farias, Maruípe, Nossa Senhora da Penha, Cândido Portinari e Leitão da Silva. A inauguração da obra prevê a redução dos problemas causados pela chuva, como no caso dos alagamentos na região.

Durante a fase de implantação do projeto de Estação de Bombeamento, foram construídas galerias de drenagem pluvial na Rua Farias, além da realização de obras na própria Cândido Portinari. O Governo do Espírito Santo, por intermédio da Sedurb, disponibilizou R$ 10,7 milhões na execução dos trabalhos na galeria, o equivalente a um terço do valor total do investimento.

Hartung lembrou, na ocasião da assinatura do convênio, que o Governo do Estado tornou-se parceiro do município na obra, complementando o investimento que já vinha sendo feito pela Prefeitura.

A Estação terá capacidade de bombear até 33 metros cúbicos de água por segundo. A área total da intervenção é de 2.063,97 m2 e a ocupada pela Elevatória é de 1.103,65 m2. A Bacia Hidrográfica Geral Cândido Portinari é a maior bacia drenada de Vitória, com área total de 6.064.567 m².

Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung voltou a destacar a parceria com a Prefeitura e ressaltou a importância da obra para a melhoria da qualidade de vida da população. “Hoje é um dia histórico. Estamos homenageando uma família que deu grandes contribuições para a cidade, ao mesmo tempo em que estamos inaugurando uma obra vital para o bem estar e a qualidade de vida de nossa população”, pontuou.

O governador aproveitou para ressaltar que Vitória será a primeira Capital do País a possuir 100% de cobertura na coleta e tratamento de esgoto. Hartung lembrou, ainda, dos investimentos que vêm sendo feitos na área de drenagem. “Quando estive na Prefeitura fizemos um plano diretor de macrodrenagem, que foi revisto pela atual administração. O trabalho que está sendo feito em algumas regiões é extraordinário”, frisou.

A moradora da região da Grande Maruipe, Simoni Nascimento, comemorou a conclusão das obras e acredita que agora os efeitos da chuva tendem a não impactar tanto a população. "Acredito que vai ser de grande importância para todos nós. Em época de chuva, muitas regiões ficam alagadas e a expectativa é que a partir de agora não aconteça mais. Acho que as coisas vão melhorar".

Já o líder comunitário do bairro Engenharia, Dorvino Leite de Souza, foi além e declarou que a inauguração da estação de bombeamento é um sonho que se realiza. "A locomoção depois das chuvas ficava difícil, tudo alagado. Agora acredito que tivemos uma melhoria significativa. É um sonho que se realiza", disse.

Outra parceria

O Governo do Estado também é parceiro da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) na execução das obras de reforma e reurbanização do Complexo de Esporte e Lazer do Parque Tancredão. A Sedurb está repassando um total de R$ 15 milhões. O novo Parque, que terá uma área de 52.764,54 m², foi orçado em R$ 32 milhões e as intervenções foram iniciadas em 2008 pela administração municipal. A assinatura do convênio com a Sedurb ocorreu em novembro de 2009.

Com a readequação, o local contará com estrutura adequada à prática de esportes. A Praça Central, com 5.857 m2, poderá abrigar os mais variados eventos e terá pistas de skate (com uma área de 1.295 m²) e playground. No local também será construído um Ginásio de Esportes com área de 6.118 m² e capacidade para 2.076 pessoas, equipado com sanitários públicos, vestiários de atletas e bares sob as arquibancadas, além de auditório, gabinete dentário e sala de administração no térreo. O ginásio também terá tratamento acústico que possibilitará a realização de shows musicais. A área de esportes contará ainda com campos esportivos ao ar livre, ciclovia e área para cooper.

O conjunto aquático, que ocupará uma área de 2.523 m², terá duas piscinas (uma semi-olímpica e outra de recreação), vestiário e arquibancadas.

A passarela, com 270 metros de extensão, é o elemento agregador de todo o conjunto construído. Todas as construções estão plugadas nesta estrutura, favorecendo os acessos ao local e liberação das áreas livres.

Assessoria de Comunicação – Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani