14/10/2015 14h28 - Atualizado em 14/10/2015 14h29

Alegria marca entrega de 15 casas em Mimoso do Sul

Os moradores do Distrito de Ponte de Itabapoana, em Mimoso do Sul, comemoraram a entrega de 15 unidades habitacionais no fim da tarde desta sexta-feira (09). As casas, construídas a partir de um convênio firmado entre o Governo do Estado do Espírito Santo, pelo Programa Nossa Casa e o Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, e beneficiam famílias com renda de até três salários mínimos, incluídas no Cadastro Único.

As unidades foram entregues aos contemplados pelo secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), João Coser, e pela prefeita de Mimoso do Sul, Flávia Cysne. A deputada estadual Luzia Toledo, vereadores e secretários municipais também participaram do ato.

Segundo o secretário João Coser, a habitação popular é uma das mais importantes políticas sociais. “Esse é o tipo de entrega que sempre me emociona. Ao entregarmos uma casa para uma mãe de família estamos levando dignidade e mais oportunidades”, afirmou. Coser reforçou que naquele caso específico houve um esforço coletivo do Estado, da União e do município para entregar as residências, já que muitas famílias estavam morando de forma improvisada em uma escola.

A prefeita Flávia Cysne agradeceu a parceria com o Governo do Estado e lembrou que outras 33 unidades estão em construção. “São obras de qualidade, feitas com muito respeito à população que há muito tempo esperava por esse benefício. A entrega de hoje é um ato de responsabilidade com essa população que merece e precisa”, comemorou.

A dona de casa Debora de Assis da Silva foi uma das beneficiadas com a casa própria, onde vai morar com os três filhos pequenos. Segundo ela, receber a chave da casa é uma emoção imensa. “Vai dar mais segurança e tranquilidade para criar as crianças”. Já Sandra Paes, que está desempregada, ter uma casa própria vai fazer a diferença na vida da família.

Valores
No total foram investidos R$ 540.000,00, sendo que o Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES), entrou com repasse no valor de R$ 165.000,00, ou seja R$ 11 mil por unidade habitacional.

As unidades têm aproximadamente 44,08m², compostas por dois quartos, cobertura em telhas cerâmicas tipo canal, e demais complementos necessários à habitabilidade. Cada uma custou R$ 36.000,00, mas, para as famílias selecionadas, as unidades tiveram custo zero.

Nossa Casa

O Programa Nossa Casa possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal; com recursos provenientes do Pró-Moradia, do Governo Federal; ou ainda com os recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos, ainda há parceria com as prefeituras.

O objetivo do programa é reduzir o déficit habitacional no Estado, contribuir para a redução da pobreza e proporcionar mais segurança, conforto e dignidade à população de baixa renda, por meio de mecanismos de incentivo à construção de novas habitações ou reposições de unidades habitacionais isoladas.

Assessoria de Comunicação – Sedurb/Idurb
Loureta Samora