22/12/2016 11h39 - Atualizado em 26/12/2016 11h39

Governador inaugura estação de bombeamento em Vila Velha

Foto: Leonardo Duarte

Acompanhado de autoridades municipais, o governador Paulo Hartung inaugurou, no final da tarde desta quinta-feira (22), a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais Governador Élcio Álvares. O equipamento foi construído ao lado do Shopping Praia da Costa, embaixo da alça da Terceira Ponte, sobre o Canal da Costa. A Estação conta com dez bombas e tem capacidade para bombear 15m³/s de águas da chuva.

De acordo com informações do município, a nova estação vai beneficiar mais de 120 mil pessoas de 11 bairros, entre eles Itapuã, Praia da Costa, Itaparica, Cocal, Boa Vista I, Boa Vista II, Nova Itaparica e Divino Espírito Santo. O investimento foi de R$ 10 milhões.

Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung ressaltou que além das estações de bombeamento do município, o Poder Executivo Estadual está empenhado na implementação de políticas públicas para universalizar o saneamento básico do município. "Essa obra enfrenta o enorme desafio de Vila Velha, que são os alagamentos. Para gestão municipal com poucos recursos, é um feito extraordinário", disse.

"Montamos uma PPP [Parceria Público Privada] extraordinária, viabilizando cerca de R$ 650 milhões em investimentos para avançarmos na construção de rede para coleta e estações para tratamento do esgoto deste município. Estamos estruturando um conjunto de intervenções para melhorar a drenagem da cidade e, em breve, iniciaremos a licitação destas obras", completou Paulo Hartung.

Esta é a segunda estação de bombeamento de águas das chuvas inaugurada no município. A primeira foi a de Guaranhuns, em março de 2015. A terceira estação, que foi construída no Sítio Batalha, também próximo ao Shopping Praia da Costa, está prevista para ser entregue na próxima quarta-feira (28).

Funcionamento
A Estação de Bombeamento terá suas comportadas fechadas durante as chuvas intensas e a água do Canal será bombeada no sentido da foz, para que tenha vazão e siga para o mar, facilitando assim o escoamento das águas em toda região de Itapuã e bairros adjacentes.

Homenagem
A estação leva o nome do ex-governador do Espírito Santo Élcio Álvares, que faleceu no dia 9 de dezembro deste ano, aos 84 anos, em Vitória. Advogado, Élcio Álvares também foi Ministro Extraordinário da Defesa, Senador da República, Deputado Federal, Deputado Estadual, entre outras funções públicas.

Macrodrenagem
Também com o objetivo de reduzir significativamente as áreas alagáveis do município, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), está realizando em Vila Velha e também em Cariacica e em Viana o maior investimento em macrodrenagem já feito na Região Metropolitana. As obras realizadas chegam a R$ 350 milhões. Os recursos foram captados pelo Governo do Estado junto ao Governo Federal e à Caixa Econômica.

As intervenções de Vila Velha são complementares às obras de macrodrenagem que o Governo do Estado está executando no município.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Vila Velha

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado