22/12/2015 09h49 - Atualizado em 22/12/2015 09h51

Governo conclui primeira obra de macrodrenagem em Vila Velha

Foto: Lícia Mendonça/Sedurb

O Governo do Estado e a Prefeitura de Vila Velha firmaram um convênio para  a execução de obras de recapeamento da Avenida Senador Robert Kennedy, da Estrada Jerônimo Monteiro e da Avenida Ministro Salgado Filho, no valor de R$ 6.106.171,35. A assinatura ocorreu nesta segunda-feira (21), durante a solenidade de entrega à população da nova ponte sobre o Canal Guaranhuns. A intervenção, realizada por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb-ES), faz parte da primeira etapa das obras de manejo de águas pluviais das principais bacias de Vila Velha, Cariacica e Viana.

O governador Paulo Hartung, o secretário Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, e o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda,  foram até o local onde realizaram uma solenidade de entrega.

A construção da nova ponte foi iniciada em junho deste ano com o objetivo aumentar sua abertura e, assim, facilitar o escoamento das águas pluviais, especialmente em dias de fortes chuvas. A ponte que existia no local tinha uma abertura de 6m e foi substituída por outra, de 15,20m. O valor da intervenção foi de R$ 1.005.091,89.

Em sua fala, o governador Paulo Hartung ressaltou as licitações para seguimento do programa de macrodrenagem. "Uma ponte carrega um simbolismo importante.  Essa intervenção faz parte de um conjunto de medidas e obras para melhorar o escoamento de águas e minimizar o sofrimento da população do município. Neste sentido, lançaremos em breve  um edital de licitação para realização de outras obras de macrodrenagem com um orçamento que ultrapassa os R$ 100 milhões", anunciou o governador Paulo Hartung.

O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, ressaltou a importância da ponte entregue. "Essa é a primeira obra de um grande projeto de  intervenções que estamos realizando em todas as bacias hidrográficas de Vila Velha, Cariacica e Viana".

O secretário explicou que entre as obras previstas para o município está a ampliação dos canais, para aumentar a vazão da água e evitar alagamentos. "Para isso foi necessário ampliar também a abertura da ponte".

O secretário garantiu que outras etapas do programa de macrodrenagem para a região já estão em processo de licitação. "Em 2016 teremos grandes intervenções previstas. Teremos a instalação de dois polders, duas estações de bombeamento, faremos a microdrenagem dos bairros Pontal das Garças e Darly Santos. No bairro Araçás faremos uma bacia de acumulação de água e ainda tem a ampliação da calha principal do Canal da Costa", afirmou.

Segundo o prefeito Rodney Miranda a ponte, somada às outras intervenções em execução pelo município e também pelo Governo do Estado, são a prova de que "um problema que era considerado insolúvel, com técnica e com a parceria com o Governo do Estado e também com as lideranças comunitárias, terá um resultado", comemorou o prefeito.

Outras pontes estão sendo reconstruídas em Vila Velha com o mesmo objetivo. Uma no Canal da Costa, em Boa Vista, ampliando o vão de 6 para 11m, e, outra no Canal Marinho, em Nova América, aumentando a abertura de 8,20m para 14,40m.

Macrodrenagem

O Governo do Estado, por meio da Sedurb-ES, está realizando o maior investimento em macrodrenagem da Região Metropolitana. Vila Velha, Cariacica e Viana vão receber aproximadamente R$ 350 milhões. Os investimentos são oriundos de uma parceria do Governo Estadual junto ao Governo Federal e à Caixa Econômica.

As intervenções serão realizadas nas bacias do Canal da Costa, Canal Guaranhuns, Rio Aribiri, Córrego Jardim de Aláh, Córrego Campo Grande e Rio Marinho. Entre os principais objetivos da macrodrenagem está a redução das inundações, a melhoria da circulação pública além da segurança das pessoas, a redução das doenças transmitidas pelas águas dos alagamentos, a diminuição de danos ao patrimônio público e privado, além de incentivar a instalação de atividades econômicas e permitir a utilização de áreas saneadas para o lazer da população.

Com a conclusão das obras, estima-se uma redução significativa na extensão das áreas que sofrem alagamentos. As obras já realizadas pelo município de Vila Velha, como a estação de bombeamento em Guaranhuns são complementares ao projeto do Governo do Estado.

Loureta Samora
loureta.samora@sedurb.es.gov.br / comunicasedurb@gmail.com