22/06/2016 14h38

Guarapari realiza Conferência Municipal das Cidades nesta quarta

Foto: Lícia Mendonça/Sedurb

Com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, Guarapari realiza, nesta quarta-feira (22), a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades. As atividades acontecem no auditório da Faculdade Pitágoras até às 18h. O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), João Coser, participou da abertura dos trabalhos.

Guarapari é um dos 40 municípios capixabas que convocaram suas conferências. Na etapa municipal da Conferência das Cidades a proposta é debater soluções voltadas à realidade local, com destaque para a discussão sobre a função social da cidade e da propriedade. Além disso, é realizada uma plenária para a eleição dos Delegados que participarão da etapa estadual.

Em sua fala, o secretário da Sedurb, João Coser, ressaltou a importância da realização da Conferência. "É um espaço para tratar o dia a dia das cidades. Pensando nos desafios que a ocupação desordenada trouxe. As nossas cidades são desiguais, então, temos que pensar em como podemos fazer uma cidade mais justa e mais igualitária".

João Coser ressaltou, ainda, que Guarapari é uma cidade atrativa turisticamente e que precisa ser cada vez mais qualificada. “Assim, o debate dos temas, dentro da realidade local, é de extrema importância”. Coser sugeriu alguns temas para análise dos participantes da conferência como a mobilidade urbana, o saneamento básico, a habitação e a questão hídrica.

Após a solenidade de abertura, a mestre em arquitetura e urbanismo Rose Marie Del Fiume ministrou uma palestra sobre os temas centrais da conferência e ressaltou que não é tarefa fácil compreender as cidades em virtude das diversidades existentes. "Com isso, precisamos perceber diferenças, potencialidades, interesses e conflitos. Tratar das cidades implica identificar os problemas, as causas e os respectivos procedimentos motivadores a serem adotados pelo município".

6ª Conferência Nacional das Cidades

A 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC) vai acontecer em Brasília (DF) nos dias 5 a 9 de junho de 2017. Já a conferência estadual capixaba acontecerá nos dias 23 e 24 de março de 2017. É importante destacar que apenas os municípios que realizarem suas conferências poderão participar das etapas estadual e nacional.

A escolha do tema da Conferência baseou-se na importância de refletir sobre a cidade como um bem coletivo, e o lema, na importância de refletir sobre as desigualdades e o desafio de minimizar as diferenças de acesso a bens e serviços.

Assessoria de Comunicação – Sedurb

Loureta Samora