15/01/2016 17h52 - Atualizado em 18/01/2016 09h52

Municípios da região Centro-Oeste e do Rio Doce debatem a Conferência das Cidades

Foto: Loureta Samora
Prefeitos da região Centro-Oeste discutem preparação para 6ª Conferência das Cidades

As cidades de Colatina e Linhares sediaram, nesta sexta-feira (15), reuniões regionais preparatórias para a 6ª Conferência Nacional das Cidades. As reuniões são uma realização da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Segundo o secretário da Sedurb, João Coser, as reuniões têm por objetivo sensibilizar os prefeitos para que convoquem as conferências municipais. "Nossa intenção é mobilizar os municípios para que façamos um bom debate. Temos condições de fazer um bom exercício de gestão participativa no Estado", afirmou.

O secretário explicou que a Conferência Nacional das Cidades é o espaço onde o poder público e a sociedade civil organizada discutem e planejam as cidades que temos e as que queremos. "Por isso a importância do envolvimento e participação de todos os municípios", ressaltou.

Pelo regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, o poder público municipal tem até o dia 22 de fevereiro para convocar a conferência municipal, que deve ser realizada até 05 de julho deste ano. Apenas os municípios que realizarem suas conferências poderão participar das discussões nas etapas estadual e nacional.

Região Centro-Oeste

Os prefeitos de Colatina, Leonardo Deptuski, de Governador Lindenberg, Paulo Coradini, de São Domingos do Norte, Geraldo Guidoni, e de Pancas, Agmar Araújo, e representantes dos demais municípios da região Centro-Oeste participaram da reunião preparatória na manhã desta sexta-feira, em Colatina.

Para os participantes, as conferências municipais permitem uma reflexão sobre os desafios das cidades. A questão hídrica esteve presente em todas as falas.
"O poder público não tem condições de solucionar todos os problemas das cidades. É preciso envolver a sociedade e buscar resultados de forma dialogada e conjunta", afirmou o prefeito de Pancas, Agmar Araújo.

Já o prefeito de Colatina ressaltou a possibilidade de discutir as principais demandas das cidades. "Em nossa agenda hoje há prioridades que na última conferência não foram abordadas, como o tema do abastecimento", explicou Leonardo Deptuski.

Rio Doce

Representantes de Linhares, Rio Bananal, João Neiva, Aracruz e Sooretama participaram da reunião na tarde desta sexta-feira. Todos destacaram a importância de discutir a situação das cidades com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Linhares, Rodrigo Paneto, as conferências municipais são uma "excelente oportunidade para discutir as cidades de forma mais ampla".

Agenda

Na próxima semana as reuniões acontecem em Piúma e Cachoeiro de Itapemirim, na quinta-feira (21) e, em Venda Nova do Imigrante e Guaçuí, na sexta-feira (22).
6ª Conferência Nacional das Cidades

Com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” a 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC) vai acontecer em Brasília (DF) nos dias 5 a 9 de junho de 2017.

A escolha do tema da Conferência baseou-se na importância de refletir sobre a cidade como um bem coletivo, e o lema, na importância de refletir sobre as desigualdades e o desafio de minimizar as diferenças de acesso a bens e serviços.

Nos municípios, as conferências devem debater propostas e soluções voltadas à realidade local, com destaque para a discussão sobre a função social da cidade e da propriedade.

Além dos municípios, os estados e o Distrito Federal também deverão se organizar e promover as discussões sobre o tema de 1º de novembro de 2016 até 31 de março de 2017.

Assessoria de Comunicação – Sedurb
Loureta Samora