13/06/2016 17h43 - Atualizado em 13/06/2016 17h44

Sedurb discute planos de saneamento em Castelo e Domingos Martins

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) estará presente no município de Castelo nesta terça-feira (14), quando será realizada a primeira reunião de mobilização social para a elaboração dos planos municipais de saneamento básico e gestão integrada de resíduos sólidos. Os trabalhos serão conduzidos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A reunião acontece às 09h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo. Na quinta-feira (16), a reunião será no município de Domingos Martins.

Os encontros têm por objetivo iniciar o levantamento da situação do saneamento básico dos municípios. São público alvo desta etapa da elaboração dos planos representantes da sociedade civil, membros da administração pública municipal e entidades ligadas à área do saneamento básico e do meio ambiente.

Planos de Saneamento

No final de 2015, o Governo do Estado, por meio da Sedurb, firmou uma parceria com a Ufes para a elaboração dos planos municipais de saneamento básico e dos planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos de 12 municípios: Alegre, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Iúna, Jaguaré, Marataízes, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pinheiros e Sooretama.

A elaboração dos planos visa a atender o que determina a legislação federal por meio da Lei 11.445/2007, que atribui a titularidade do saneamento aos municípios. Os municípios que não se adequarem à norma ficam impedidos de acessar os editais de investimentos federais nas áreas de abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem e resíduos sólidos.

Agenda

No mês de junho as reuniões acontecem ainda em Jaguaré (20), Pinheiros (20), Conceição da Barra (21), Iúna (23), Muniz Freire (22), Alegre (24) e Marataízes (29).

Serviço

Reunião de mobilização social para a elaboração dos planos municipais de saneamento básico e gestão integrada de resíduos sólidos em Castelo e Domingos Martins

Data: 14/06/16

Horário: 09h

Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo. Av. João Blei. Nossa Senhora Aparecida. Próximo à igreja Matriz e ao Hotel Regina.

Data: 16/06/16

Horário: 17h

Local: Escola Mariano Ferreira de Nazareth (antigo CNEC). Travessa Augusto Schwambach, n° 87, Sede, D.M.

Assessoria de Comunicação – Sedurb

Loureta Samora