03/05/2016 17h26 - Atualizado em 03/05/2016 17h27

40 municípios capixabas já convocaram a 6ª Conferência das Cidades

Foto: Lícia Mendonça/Sedurb

Os preparativos para as etapas municipal e estadual da 6ª Conferência Nacional das Cidades deram o tom da 4ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades, realizada nesta terça-feira (03). O número de cidades que já convocaram suas conferências no Estado superou a marca alcançada em 2013. Ao todo, 40 municípios já confirmaram que vão promover o debate. O prazo para novas convocações termina na próxima sexta-feira (06).

O Conselho Estadual das Cidades é órgão colegiado integrante da estrutura da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Participaram do encontro, realizado no auditório da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport), o presidente do ConCidades e secretário da Sedurb, João Coser, a secretária-geral do ConCidades e subsecretária da Sedurb, Marinely Santos Magalhães, além de representantes de entidades de trabalhadores, empresariais e movimentos populares.

Marinely afirmou terem sido positivas as ações da Sedurb para mobilizar e sensibilizar os municípios para participarem do processo da  6ª Conferência Nacional das Cidades. Segundo ela, nove municípios convocaram a realização de suas conferências pela primeira vez.

O acompanhamento das conferências municipais por membros da comissão preparatória do ConCidades e o calendário das atividades nos municípios também foram discutidos na reunião. A lista dos municípios que já convocaram suas conferências está disponível no site da Sedurb (www.sedurb.es.gov.br).

O secretário João Coser, ressaltou a importância do ConCidades. “O Conselho é um espaço privilegiado onde podemos debater as políticas de desenvolvimento urbano a serem implementadas pelo Estado. Assim, é fundamental a participação dos integrantes. Eles representam o conjunto da sociedade capixaba”, afirmou.

Convocações

Os municípios que ainda não convocaram suas Conferências têm até a próxima sexta-feira (06) para fazê-lo. A prorrogação do prazo atende a um pedido feito ao Conselho Nacional das Cidades (ConCidades).

A conferência estadual capixaba acontecerá nos dias 23 e 24 de março de 2017. É importante destacar que apenas os municípios que realizarem suas conferências poderão participar das etapas estadual e nacional.

Nos municípios, as conferências devem debater propostas e soluções voltadas à realidade local, com destaque para a discussão sobre a função social da cidade e da propriedade. Além dos municípios, os estados e o Distrito Federal também deverão se organizar e promover as discussões sobre o tema de 1º de novembro deste ano até 31 de março do próximo ano.

Loureta Samora

(27)3636-5002 / (27) 99972-5128