19/06/2016 19h01 - Atualizado em 19/06/2016 19h04

Cariacica discute o futuro da cidade em Conferência neste sábado (18)

Foto: Loureta Samora
Secretário João Coser participou da abertura da Conferência das Municipal das Cidades em Cariacica

A população de Cariacica participa, ao longo deste sábado (18), da Conferência Municipal das Cidades. A atividade faz parte da programação da 6ª Conferência Nacional das Cidades. Realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), com a coordenação da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), a Conferência tem com objetivo ampliar a participação social no debate do planejamento urbano do município.

Durante a abertura, o secretário da Sedurb, João Coser, ressaltou a importância do debate que a Conferência das Cidades oportuniza. “É um momento para refletirmos sobre a cidade que temos e a cidade que queremos. Os desafios são muitos, mas, a partir da formulação de políticas públicas, podemos pensar uma cidade mais inclusiva, mais justa e com menos diferenças e gradativamente mudar o perfil da Cariacica”, explicou.

João Coser destacou que o Governo do Estado está realizando uma série de investimentos na cidade. “O Governo do Estado está fazendo a sua parte. A Rodovia José Sette, a Rodovia Leste-Oeste e o Hospital Geral são intervenções que qualificam a cidade para receber novos investimentos e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Mas para avançarmos mais é preciso que a cidade também se organize para planejar aonde quer chegar e a Conferência é uma excelente oportunidade para isso”, afirmou.

Após a solenidade de abertura, a assessora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ana Márcia Eller, ministrou a palestra “Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”, que preparou os participantes para os debates. O encontro acontece na EEEFM Hunney Everest Piovesan, em Santa Fé, até as 18h.

6ª Conferência Nacional das Cidades
Com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” a 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC) vai acontecer em Brasília (DF) nos dias 5 a 9 de junho de 2017.

A escolha do tema da Conferência baseou-se na importância de refletir sobre a cidade como um bem coletivo, e o lema, na importância de refletir sobre as desigualdades e o desafio de minimizar as diferenças de acesso a bens e serviços.

Na etapa municipal da Conferência das Cidades, a proposta é debater soluções voltadas à realidade local, com destaque para a discussão sobre a função social da cidade e da propriedade. A conferência estadual capixaba acontecerá nos dias 23 e 24 de março de 2017. É importante destacar que apenas os municípios que realizarem suas conferências poderão participar das etapas estadual e nacional.

Assessoria de Comunicação – Sedurb
Loureta Samora (27) 3636-5002 / (27) 99972-5128