21/12/2018 15h10

Casa própria vira sonho realizado para 609 famílias de Linhares

O Natal vai ter gosto de sonho realizado para 609 famílias de Linhares, no Norte do Estado. Com a conclusão das obras do Residencial Rio Doce, elas vão passar as festas de fim de ano na casa própria e livres do aluguel. O conjunto habitacional foi construído por meio de parceria entre a Prefeitura de Linhares e a Caixa, dentro do Programa Minha Casa Minha Vida.

O governador Paulo Hartung e o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcelo de Oliveira, participaram da solenidade de entrega das casas, na manhã desta sexta-feira (21), ao lado do prefeito Guerino Zanon, de representantes da Caixa e vereadores do município.

O residencial, localizado na Rodovia Paulo Pereira Gomes (estrada que liga Linhares ao balneário Pontal do Ipiranga), no bairro Aviso, conta com 609 casas de dois quartos e 38 metros quadrados.  As famílias cadastradas para receber os imóveis têm renda de no máximo R$ 1,8 mil.

É o caso da diarista Marilene da Conceição Lima, 49. Ela não tem renda fixa e hoje enfrenta dificuldades para pagar o aluguel de R$ 400 da casa onde mora com os quatro filhos. "Para nós é um alívio poder morar no que é nosso", comemora.

O governador Paulo Hartung destacou que as novas moradias são importantes para atender às classes menos favorecidas. “É uma entrega importante de casas populares. O governo, a prefeitura e a nossa bancada federal trabalharam bastante nos últimos dias para conseguir as autorizações necessárias em Brasília para, hoje, podermos realizar essas entregas que são extremamente esperadas. Essas casas deveriam ter sido entregues há muito tempo. Conseguimos resolver as dificuldades e, muito das pessoas que vivem de aluguel ou de favor, irão poder ter a casa própria, o que é algo bom em qualquer tempo”, destacou.

Ações

O Governo do Estado, por meio da  Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), realiza parcerias com os municípios para diminuir o déficit habitacional no Estado. Dentro do Programa Estadual Nossa Casa, a Sedurb investe em obras de infraestrutura  (drenagem, pavimentação, água e esgoto)  para viabilização dos empreendimentos  do  Programa Minha Casa Minha Vida, aplicando até R$ 3 mil por unidade habitacional construída dentro do programa.

Na área rural, o investimento é aplicado na construção de moradias, com a destinação de até R$ 8.000,00 por unidade habitacional rural construída.  Na área urbana, o investimento em obras de infraestrutura, para a viabilização de 3.130 moradias de interesse social, somou R$ 7.282.223,00 de 2015 até agora.  Já na área rural, foram empregados R$ 8.500.000,00 na construção de novas unidades habitacionais, com a entrega de 1.173 moradias em 30 municípios, no mesmo período.

Informações à imprensa:

Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano