10/08/2016 17h36 - Atualizado em 10/08/2016 17h38

Conferência das Cidades mobilizou mais de 2,5 mil pessoas

Os membros do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades) avaliaram de forma positiva o envolvimento dos municípios capixabas para a realização das Conferências Municipais das Cidades. As reuniões fazem parte da etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades. Os resultados alcançados até o momento foram apresentados nesta quarta-feira (10) aos membros do ConCidades em uma reunião coordenada pela Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), no auditório da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport).

“O número de cidades que convocaram suas conferências no Estado superou a marca alcançada em 2013. Ao todo, 44 capixabas que convocaram suas conferências, sendo que 35 realizaram seus encontros, reunindo mais de 2,5 mil pessoas”, destacou a secretária-geral do ConCidades e subsecretária da Sedurb, Marinely Santos Magalhães.

Marinely destacou ainda o apoio da Sedurb para que os municípios realizassem os encontros. “Nesta edição, dez municípios convocaram pela primeira vez suas conferências e eles puderam contar com o apoio da Sedurb na organização de seus debates. A participação dos membros do conselho também foi um dos destaques na realização das conferências”, afirmou.

Outro ponto de pauta foi a apresentação de orientações do Conselho Nacional das Cidades quanto aos preparativos para o tratamento dos dados obtidos nas conferências municipais, bem como em relação aos preparativos para a etapa estadual da conferência, que acontecerá em março de 2017, em Vitória.

Por fim, os projetos prioritários da Sedurb foram apresentados aos membros do ConCidades com destaque para Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit) que está com a responsabilidade de elaborar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Metrópole (PDUI). Também foram apresentados a execução dos Planos Municipais de Saneamento Básico e Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e as intervenções previstas na área de macrodrenagem na região metropolitana.

Participação social

O presidente do ConCidades e secretário da Sedurb, João Coser, destacou que em todas as ações está prevista a participação social. “É uma oportunidade única pensarmos o desenvolvimento de nossas cidades, por isso a necessidade e a importância de envolvermos todos os segmentos da sociedade”, afirmou.

Assessoria de Comunicação – Sedurb

Loureta Samora