19/06/2020 11h51 - Atualizado em 19/06/2020 12h41

Estado investe cerca de R$ 1,5 milhão em contenção de encostas em Santa Teresa

Para garantir a segurança dos moradores e de quem visita Santa Teresa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), investiu R$ 1.428.337,13 em obras de contenção de encosta nos bairros Vila Nova e São Lourenço. As obras foram inauguradas, de forma virtual, pelo governador Renato Casagrande, durante transmissão pelas redes sociais na manhã desta sexta-feira (19).

Casagrande lembrou que a cidade está recebendo vários investimentos por parte do Governo do Estado. “Estamos realizamos importantes investimentos na Rua do Lazer, na Ladeira Fortunato, em ponte rural, na reforma da delegacia, da Companhia Independente da Polícia Milita e em sinalização. Mesmo no momento de crise não vamos paralisar as obras já iniciadas. Obra parada é dinheiro público jogado fora”, disse.

O governador prosseguiu: “Santa Teresa tem uma beleza natural e é uma cidade importante para todo o Estado, seja através do meio ambiente, seja pelo turismo. O município tem um caminho que é de sustentabilidade e do equilíbrio. Será por este caminho que iremos trabalhar e produzir muito para esta cidade. O hospital de Santa Teresa também é um polo prestador de serviço para a região”, destacou.

Obras

No bairro Vila Nova foi executada uma contenção de taludes localizada nas esquinas da Estrada Rio Bonito e da Rua Deck Rusch, com 83 e 97 metros em cada via, respectivamente. A estrutura é feita de concreto armado e conta com sistema para escoar a água da chuva. O investimento é de R$ 546.750,49. Já no bairro São Lourenço, o investimento foi de R$ 881.586,64 na execução de contenção com cortina de solo grampeado. Com 160 metros de extensão, a obra foi feita com concreto e tela de aço.

“Santa Teresa tem o relevo irregular, com algumas construções em encostas. Algumas regiões sofrem com deslizamentos e processos de erosão, principalmente em época de chuva. No bairro Vila Nova, a situação era grave próxima ao cemitério municipal, prejudicando ruas e casas ao redor. No bairro São Lourenço, apresentava perigo aos moradores do Residencial de mesmo nome, principalmente em período chuvoso. As duas obras são importantíssimas para segurança da população”, explicou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

A solenidade virtual contou com a participação da vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes; dos deputados estaduais Dary Pagung, Emílio Mameri, Adilson Espíndula, José Esmeraldo; do prefeito do município, Gilson Amaro; além de vereadores e lideranças comunitárias de Santa Teresa.

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto