11/07/2023 15h07

Fundão receberá novas obras do Caminhos do Campo

Foto: @heliofilho

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta sexta-feira (07), o projeto de engenharia da obra de pavimentação e drenagem da estrada que liga a Sede do município de Fundão até o Parque Natural Municipal de Goiapaba-açu, no distrito de Irundi. As obras farão parte do programa “Caminhos do Campo”, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Durante agenda no município, Casagrande formalizou a entrega da pavimentação e drenagem da Rua Porto Alegre no distrito de Praia Grande e a nova iluminação do Campo do Cruzeiro, em Timbuí. Estiveram presentes o prefeito de Fundão, Gilmar de Souza Borges (Gil), os deputados estaduais Tyago Hoffmann e Janete de Sá, além de outras autoridades.

"O Governo está presente em todos os municípios capixabas. Aqui em Fundão não é diferente. Temos investimentos em infraestrutura, como na pavimentação de ruas de vias do Caminhos do Campo que vai desenvolver o destino turístico de Goiapaba-Açu. Estamos fazendo a revitalização da estrada que começa na ponte de Nova Almeida e vai até Aracruz. O balneário de Praia Grande também está bem contemplado pelas nossas ações. A população de Fundão pode seguir contando com os investimentos nessa cidade de beleza natural exuberante e faz parte da nossa Região Metropolitana da Grande Vitória", afirmou o governador.

Com investimento de R$ 14,5 milhões, as obras do Caminhos do Campo em Fundão terão 9,5 quilômetros de extensão, iniciando na Rodovia ES-261 no entroncamento com a BR-101. Na maior parte do trecho, serão utilizados blocos intertravados, tipo de material que facilita o escoamento da água. As intervenções vão melhorar a trafegabilidade e incentivar o desenvolvimento do agroturismo local.

A APA Goiapaba-Açu é uma unidade de conservação de uso sustentável com população predominantemente rural, sendo a cafeicultura a principal atividade agrícola na região.  O Parque Natural Municipal de Goiapaba-açu é uma área protegida localizada nas terras altas da APA. Do alto do pico do Goiapaba-açu, com 850 metros de altitude, é possível avistar as praias de Fundão, a região metropolitana de Vitória, o morro do Mestre Álvaro, entre outros. O Parque conta ainda com trilhas na floresta e uma rampa para saltos de voo livre.

“É um investimento importante para o município de Fundão, que incentiva o desenvolvimento sustentável da agropecuária e fomenta o agroturismo local. Por meio do Caminhos do Campo, o Governo realiza obras estruturantes em regiões vocacionadas para agricultura e também para melhorar as rotas turísticas, no intuito de gerar mais qualidade de vida para as pessoas, oportunizando a geração de emprego e renda às famílias rurais”, comentou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Mais investimentos

A obra de pavimentação e drenagem da Rua Porto Alegre, em Praia Grande, teve investimento de R$ 2,5 milhões. Foram construídos 1.115 metros de rede de drenagem, 6.190 metros de pavimentação em blocos de concreto, 1.625 metros de meio fio, 2.450 metros quadrados de calçada cidadã e 682 metros quadrados de sinalização horizontal.

“Esta obra beneficiará o distrito de Praia Grande, um importante distrito para o turismo e, consequentemente, para a economia de Fundão. Além disso, são intervenções que melhoram a vida das pessoas que moram aqui, trazendo mais dignidade, mobilidade e segurança”, destacou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Rafael Gomes