09/12/2021 14h18

Governo do Estado anuncia edital para obras de macrodrenagem em São Mateus

Foto: @helioqfilho

Primeira etapa da macrodrenagem contempla serviços nas avenidas Esbertalina Barbosa Damiani, Espera Feliz e Governador Eurico Vieira Rezende.

Com o objetivo de reduzir as áreas alagáveis no balneário de Guriri, em São Mateus, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), vai executar os serviços de drenagem e pavimentação nas avenidas Esbertalina Barbosa Damiani, Espera Feliz e Governador Eurico Vieira Rezende. O edital da licitação será publicado nesta quarta-feira (08), de acordo com o governador Renato Casagrande.

A obra está integrada às demais intervenções no programa de macrodrenagem em execução pelo Governo do Estado nos municípios de Vila Velha, Cariacica, Viana e Colatina. Em São Mateus, serão construídas de três galerias de águas pluviais, além de 4 mil metros de drenagem e pavimentação. Serão investidos R$ 29,5 milhões nesta primeira fase e mais de 30 mil pessoas serão beneficiadas com as intervenções.

“Mais uma boa notícia para São Mateus e para o balneário de Guriri, que não conta ainda com drenagem. Então quando chove, alaga. Agora estamos dando o primeiro passo para resolver o problema. Vamos fazer mais de seis quilômetros de macrodrenagem para amenizar os alagamentos. Além dos moradores, o balneário recebe muitos turistas. Por isso, essa é mais uma obra importante para ajudar na melhoria da infraestrutura do nosso Estado”, disse o governador.

Segundo o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, as galerias a serem implantadas têm a função de ampliar a capacidade de drenagem das águas do balneário de Guriri. “A obra é bastante esperada pela população de São Mateus. Ela não evita o alagamento por chuvas intensas, mas fará com que a água saia com rapidez e, dependendo do nível da chuva, não ocorram mais alagamentos”, explicou.

As licitações para as obras serão na modalidade de concorrência e as empresas interessadas poderão entregar suas propostas até às 13h50 do dia 12 de janeiro de 2022. A abertura dos envelopes será realizada às 14 horas do mesmo dia. O edital completo estará disponível no site www.sedurb.es.gov.br, no menu Licitações.

Detalhes das obras

Galeria e Pavimentação na Avenida Gov. Eurico Vieira Rezende:

Extensão: 970 metros

Dimensões da Galeria: Triplo 2,0 m x 2,0 m

Galeria e Pavimentação na Avenida Espera Feliz:

Extensão: 1550 metros

Dimensões da Galeria: Duplo 2,0 m x 2,0 m

Galeria e Pavimentação na Avenida Esbertalina Barbosa Damiani:

Extensão: 1650 metros

Dimensões da Galeria: Duplo 2,0 m x 2,0 m

Outros Investimentos

Recentemente, o Governo do Estado anunciou R$ 9 bilhões de investimentos em diversas áreas. Parte dos investimentos anunciados serão destinados para o município de São Mateus, para melhorias na infraestrutura da cidade. São 500 títulos de Regularização Fundiária, Programa Morar Legal. Além de R$ 32 milhões para futuros investimentos em convênios com a prefeitura para execução de obras de pavimentação de ruas e avenidas.

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto