16/01/2023 11h40

Governo do Estado autoriza obra de infraestrutura em Marataízes

Foto: @rodrigozacazaca

Um dos principais destinos turísticos da microrregião Litoral Sul, o município de Marataízes vai receber investimentos que vão melhorar a qualidade de vida dos habitantes e também vão contribuir para o turismo. Na tarde desta sexta-feira (13), o governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou o início das obras de drenagem, pavimentação, ciclovia, calçada cidadã e praças para urbanização e paisagismo da Lagoa do Meio. O investimento do Governo do Estado é de R$ 55,1 milhões.

Além disso, o Governo do Estado vai repassar R$ 2,47 milhões ao Município em recursos do Fundo Cidades para a construção de cinco elevatórias de esgoto que beneficiarão os moradores dos bairros Santa Rita e Santa Tereza.

“É muito bom estar aqui em um momento que a cidade recebe tanta gente. Estamos fazendo investimentos para os moradores de Marataízes e também para quem vem visitar. Sempre falo que precisamos atender os moradores porque assim podemos receber bem os turistas. Essas obras são fruto da boa parceria entre o Governo e a Prefeitura. Em breve, as pessoas terão a oportunidade de desfrutar dessa maravilha que ficará a Lagoa do Meio”, afirmou o governador Casagrande.

O convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e o Município de Marataízes contempla a construção de calçadão, ciclovia e uma praça com academia funcional e playground. As demais intervenções incluem 3.576 metros de rede de drenagem, 26.000 metros quadrados de pavimentação asfáltica, 8.000 metros de meio fio, 1.700 metros quadrados de ladrilho hidráulico e mais 1.200 metros quadrados de sinalização horizontal e vertical.

O paisagismo vai contar com o plantio de 8.680 mudas de arbusto, 1.554 metros quadrados de revestimento com grama em placas e 157 mudas de árvores. O espaço terá ainda uma academia funcional com mobiliário, incluindo bicicletário e bancos de concreto e madeira. Já o playground terá 516 metros quadrados de piso em borracha, balanços duplos, gangorras duplas e escorregadores.

“A execução dessa obra trará mais mobilidade, acessibilidade e contemplará a região com uma praça, calçadão, ciclovia, playground para atividades recreativas e academia funcional para atividades físicas, contribuindo dessa maneira com a revitalização do urbanismo e paisagismo da área no entorno da Lagoa do Meio. Teremos uma melhoria significativa na qualidade de vida da população e consequente crescimento do turismo na região”, pontuou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

Fundo Cidades

O Governo do Estado vai investir ainda R$ 2,47 milhões na construção de cinco elevatórias de esgoto que beneficiarão a população residente nos bairros Santa Rita e Santa Tereza, em Marataízes, na região Litoral Sul do Estado. Os recursos são provenientes do Fundo Cidades, que é gerido pela Secretaria de Governo (SEG).

“As estações elevatórias de esgoto são de grande importância para a garantia do desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população. Elas integram o sistema de saneamento básico, que proporciona mais saúde aos cidadãos e proteção ao meio ambiente, com preservação dos recursos hídricos”, disse a secretária de Estado de Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso.

A titular da SEG explica que, com o Fundo Cidades, o Governo do Estado realiza transferências diretas de recursos para fundos de investimento dos municípios capixabas. O repasse fundo a fundo, após análise técnica dos pleitos, tem viabilizado a realização de obras de infraestrutura, aquisição de equipamentos como caminhões e ambulâncias e a elaboração da carteira de projetos estruturantes dos municípios, o que favorece a captação de recursos do Estado, da União e de demais fontes pela municipalidade.

O prefeito de Marataízes, Tininho Batista, fez um agradecimento por mais esses investimentos no município. “Estou há seis anos como prefeito e temos obras de infraestrutura em toda extensão territorial. Agradeço o nosso governador por tantos investimentos importantes, como esses que anunciamos hoje e aqueles que já entregamos à população. Além da melhoria de vida dos moradores, a obra na Lagoa do Meio vai trazer muito mais turistas, a exemplo do que aconteceu após a obra da orla central. Já as elevatórias serão fundamentais para tirar o esgoto da lagoa”, observou.

Também estiveram presentes os prefeitos Dr. Antônio (Itapemirim), Paulo Cola (Piúma), Gedson Paulino (Iconha), Elieser Rabello (Vargem Alta), Dorlei Fontão (Presidente Kennedy) e Ney Castelari (Rio Novo do Sul); o deputado federal Josias Da Vitória; os deputados estaduais eleitos Dr. Bruno Resende e Allan Ferreira; além de secretários municipais, vereadores e lideranças da região.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Fernanda Magalhães