30/06/2020 13h30 - Atualizado em 30/06/2020 13h35

Governo do Estado inaugura obras em Anchieta e autoriza reurbanização de orla da Praia de Costa Azul

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), inaugurou, nesta terça-feira (30), as obras de construção de muro de contenção e de pavimentação de rua no bairro Ponta dos Castelhanos, em Anchieta. O investimento total foi de R$ 2.180.791,42. Também foi dada Ordem de Serviço para reurbanização da Orla da Praia de Costa Azul, no balneário de Iriri.

A inauguração e a assinatura foram realizadas pelo governador Renato Casagrande, em solenidade virtual, transmitida pelas redes sociais. O evento virtual teve a participação da vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes; de secretários de Estado; do prefeito de Anchieta, Fabrício Petri; dos deputados estaduais Alexandre Quintino, Emilio Mameri, José Esmeraldo e Marcelo Santos; além de vereadores e lideranças do município.

Para o governador Casagrande, as duas obras são importantes para os moradores de Anchieta e também para o turismo local. “Sempre digo que se o morador estiver feliz com o local onde vive, os turistas serão bem recebidos. É mais qualidade de vida para quem mora e mais beleza para quem visita. Por conta da pandemia, a indústria do turismo tem sofrido, mas quando retornar no ‘novo normal’ uma estrutura melhor pode gerar mais atividades e oportunidades. Esse investimento reconhece a importância de Anchieta, que é a nossa capital estadual da moqueca”, destacou.

Obras

O antigo muro de contenção que margeia o trecho da Avenida José Carone, localizado no bairro Ponta dos Castelhanos, em Anchieta, foi destruído pelo avanço do mar, em setembro de 2015. Desde então, a região foi sofrendo erosão e a situação ficou cada vez mais crítica, a ponto da prefeitura decretar situação de emergência em agosto de 2017.

Foram tomadas medidas de caráter paliativo, como a interdição do tráfego de veículos no trecho em questão e a colocação de pedras, para amenizar o problema, mas os moradores ainda ficavam apreensivos, principalmente em tempos de ressaca de marés. A obra soluciona este problema. Ao todo, foram construídos 2.880 metros quadrados de pavimentação com blocos de concreto, 480 metros de meio-fio e 480 metros de muro de concreto.

“Com o novo muro de contenção construído, os problemas com o avanço do mar foram sanados e a via foi recuperada e pavimentada. A força das ondas é contida pela estrutura, trazendo segurança aos moradores, pedestres e veículos que ali circulam", destacou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

Ordem de Serviço

A Praia de Costa Azul é a principal do balneário de Iriri, em Anchieta. Sua orla conta com grande número de edificações e comércios locais, que contribuem para o desenvolvimento da região.  O projeto do Estado prevê a revitalização urbana do espaço, com drenagem e nova pavimentação das ruas das extremidades norte e sul. O investimento previsto para a obra é de R$3.225.461,19.

Também está prevista a implantação de módulos de quiosque e banheiro público, área para descanso e contemplação,  iluminação com lâmpadas de LED, paisagismo, instalação de lixeiras, bicicletários e novas construções de muros de arrimo para rampas e escadas de acesso à praia, respeitando as normas de acessibilidade.

“A obra beneficiará os mais de 14 mil habitantes do município, além dos visitantes que movimentam e fortalecem o turismo e a economia local”, afirmou o secretário Marcus Vicente.

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto

Vitor Possatti Rodrigues (Respondendo)
comunicacao@sedurb.es.gov.br