23/02/2021 10h52 - Atualizado em 23/02/2021 11h04

Governo do Estado faz cessão do Siges para gerenciamento dos projetos da Sedurb

O Siges é um sistema próprio do Governo, desenvolvido numa parceria entre a SEP e o Prodest.

O sexto termo de cooperação técnica para cessão, pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), do Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges) a outros órgãos da administração estadual foi firmado, nesta terça-feira (23), com a Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

O Siges é um sistema próprio do Governo, desenvolvido numa parceria entre a SEP e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). A partir dessa cessão, a Sedurb poderá gerenciar seus projetos internos, além dos previstos no Planejamento Estratégico, por meio do sistema.

A Sedurb tem uma importante participação nos projetos prioritários do Governo do Estado, com 1.225 entregas para o cidadão, nos cinco projetos estratégicos que serão monitorados na carteira prioritária da Secretaria. São eles: Macrodrenagem, Convênios, Habitação, Morar Legal e ES Sem Lixão.

Com o Siges, a equipe do Escritório de Projetos do Governo, que funciona na SEP, faz o gerenciamento intensivo de ações, projetos e programas das carteiras estratégicas da administração estadual. A mesma metodologia pode ser aplicada nos projetos e programas das Secretarias e Órgãos, com o uso do Siges.

“As ações desempenhadas pela Sedurb com o apoio da SEP somarão um esforço qualificado para que possamos gerar resultados de alto impacto para sociedade. O sistema será continuamente usado na Sedurb para gerenciar e disponibilizar as informações estratégicas e operacionais de forma ágil e qualificada, tornando o processo de tomada de decisão ainda mais assertivo, destacou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

A subsecretária de Planejamento e Projetos da SEP, Joseane Zoghbi, explica que o objetivo da Secretaria, na qual está instalado o Escritório de Projetos do Governo, é difundir a cultura do gerenciamento de projetos e profissionalizar ainda mais a gestão pública nessa área.

 “O Siges permite a comunicação da linha decisória do Governo em tempo real com as instâncias de apoio do Modelo de Gestão, para o gerenciamento dos programas e projetos estabelecidos no Planejamento Estratégico da Administração Estadual”, diz Joseane Zoghbi.

O sistema é utilizado pela equipe do Escritório de Projetos do Governo e pelos gerentes dos projetos estratégicos que atuam nas Secretarias e Órgãos. Antes da Sedurb, a SEP já havia firmado termos de cessão do Siges com as Secretarias de Desenvolvimento (Sedes), da Educação (Sedu) e da Fazenda (Sefaz), e também com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Fernanda Magalhães
(27) 3636.5002 / 99661-7588
fernanda.magalhaes@sedurb.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636.4258 / 99507.4071 
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

Microrregião de Águas e Esgoto do ES (MRAE/ES)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard