26/10/2018 12h01 - Atualizado em 26/10/2018 14h03

Governo do Estado vai investir R$ 33,8 milhões em obras de infraestrutura em Vila Velha

Foto: Leonardo Duarte/Secom
Prefeitura de Vila Velha apresenta projetos executivos de obras ao Governo do Estado

Boa notícia para os moradores de Vila Velha. O Governo do Estado vai destinar R$ 33,8 milhões para a realização de obras de infraestrutura no município. Os projetos executivos para pavimentação e drenagem de 26 ruas em cinco bairros da Região 5, em um total de 18km de vias, foram entregues pela Prefeitura de Vila Velha à Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), na manhã desta sexta-feira (26).

Os projetos serão avaliados pela equipe técnica da Sedurb, para que a transferência dos recursos seja realizada por meio de convênio a ser firmado com o município. As obras serão realizadas nos bairros Barra do Jucu, Praia dos Recifes, Barramares, Ponta da Fruta e Ulisses Guimarães, e fazem parte do Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais em Vila Velha, realizado pelo município.

A solenidade, que contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário Marcelo de Oliveira e do prefeito Max Filho, além de outras autoridades do Estado e do município, foi realizada na sede da prefeitura. O governador Paulo Hartung ressaltou que o Estado está com as contas organizadas e alcançando índices de desempenho com destaque no cenário nacional em áreas estruturantes que contam com políticas públicas transformadoras. O governador afirmou que o Espírito Santo está preparado para as oportunidades do pós-crise.

“Feliz em estar com vocês e agradecido aos capixabas por, três vezes, ter sido escolhido no primeiro turno para governar o estado do Espírito Santo e poder demonstrar minha capacidade de trabalho e gestão. Hoje eu posso fazer do Estado um parceiro do município porque temos a casa organizada. Deste dinheiro autorizado hoje, não ficará um recurso para a próxima gestão do Estado pagar. Vamos repassar o dinheiro integralmente para o município e também deixaremos recursos na conta do Estado para manter o equilíbrio das contas públicas. Vou entregar o Governo do Espírito Santo como o mais organizado do país”, cravou o governador.

Contrapartida

Os recursos do Estado serão utilizados como contrapartida pelo município em um financiamento internacional que a prefeitura está contratando, no valor de R$ 126 milhões, para realizar obras em mais de 30 bairros nas cinco regiões do município. Estão previstos drenagem e pavimentação de vias, iluminação pública, arborização, instalação de equipamentos e mobiliários urbanos e melhorias em parques naturais.

O secretário Marcelo de Oliveira observou que, pelo volume e pela importância, são obras que vão mudar a realidade do município. “Nós estamos falando aqui de obras estruturantes, fundamentais para o desenvolvimento social e econômico da cidade de Vila Velha, que vão atingir milhares de pessoas”, ressaltou.

O prefeito de Vila Velha, Max Filho, disse que os as obras previstas nos projetos entregues ao Governo do Estado serão realizadas em ruas onde a macrodrenagem e o esgotamento sanitário já foram executados pelo Estado. “A pavimentação será feita nas vias em que já está sendo executada a macrodrenagem, que é uma ação que o Estado já realiza no município”.

Informações à imprensa:

Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano