05/10/2015 15h45

Governo entrega plano de mobilidade urbana a Aracruz

Foto: Lícia Mendonça

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), João Coser, entregou oficialmente o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e Projetos Estruturantes (PlanMob) do município de Aracruz ao prefeito Marcelo Coelho. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (27), em Aracruz, e reuniu membros da sociedade civil, autoridades e a classe empresarial.

O objetivo do PlanMob é contribuir para a melhoria da mobilidade no espaço urbano, conciliando as funções de circulação de pessoas e bens, a acessibilidade e a vivência, construindo, assim, cidades mais ‘amigáveis’ e seguras.

Segundo o secretário João Coser, o plano é um instrumento de gestão que auxilia a administração municipal para que as intervenções aconteçam de forma planejada. “Por anos não organizamos o desenvolvimento das nossas cidades. Mas felizmente estamos vivendo um momento de mudanças. Agora estamos pensando as cidades para as pessoas e não mais para os carros. Os planos pensam as cidades do presente, mas com um olhar nas cidades do futuro”, afirmou João Coser.

Coser destacou ainda que o PlanMob é fruto de um debate qualificado que envolveu a Sedurb, o município e a sociedade civil. “Se Aracruz estudar o Plano, terá condições de fazer intervenções que vão dar sustentabilidade à cidade na área de mobilidade por muito tempo. Mas para isso é preciso pensar a cidade de forma diferente, promover uma mudança de comportamento e, às vezes, isso é mais desafiador do que fazer uma obra física”, destacou o secretário.

O prefeito de Aracruz Marcelo Coelho destacou que o plano traz proposta de melhorias da mobilidade a curto, médio e longo prazo. “O Plano é um documento que traz caminhos a serem seguidos para melhorarmos a nossa cidade. Algumas das ações propostas serão executadas por nós, outras ficarão para as próximas administrações”.

Marcelo Coelho destacou ainda que algumas propostas identificadas durante a elaboração do Plano de Mobilidade já estão em andamento na cidade. “Uma delas é o viaduto que faz uma importante ligação entre a Avenida Leopoldo Rangel e a Venâncio Flores, com previsão de entrega em março de 2016”, explicou o prefeito.

Diagnóstico


A especialista em políticas públicas e gestão governamental da Sedurb, Milena Paraíso, que coordenou a elaboração do plano, apresentou os resultados para o município de Aracruz. Das ações apontadas como prioritárias, destaque para a criação de um programa de requalificação da área central do município. O objetivo é melhorar as condições de circulação de coletivos e veículos não motorizados. “Entre as intervenções necessárias está a retirada de vagas de estacionamento na via pública, a reorganização e priorização dos fluxos de ônibus, bem como ampliação das áreas de pedestres”, explicou.

Em médio prazo, a solução proposta pelo plano é a implantação de binário na região central da cidade com o objetivo de estruturar a conectividade leste-oeste da área central. Outra proposta indicada pelo Plano é a implantação de uma rede estrutural de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas de 36,7 km, somando-se aos 2,27 km de vias já existentes.

Por fim, em longo prazo, o plano indica o planejamento de redes de circulação de áreas não urbanizadas para garantir a acessibilidade e evitar o surgimento de estrangulamentos.

PlanMob

A elaboração do documento foi uma ação do Governo do Estado, por meio da Sedurb, visando instrumentalizar e apoiar tecnicamente Aracruz e outras cinco cidades polos do Estado na construção de seus planos de mobilidade.

Os planos atendem, ainda, ao que determina a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/12), que condiciona a liberação de recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana a municípios que tenham o documento.

Cada plano foi construído em sete etapas e envolveu membros da sociedade civil e de representantes dos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário. A participação social foi um dos pontos altos do processo.

A proposta dos planos de mobilidade urbana é promover a equidade, a segurança e a acessibilidade, além da eficácia e da eficiência no uso do espaço público de circulação por pedestres, os meios de transporte não motorizados, os automóveis particulares e o transporte público.

No próximo dia 4 de setembro será entregue o plano de Anchieta, no litoral sul capixaba.

Informações à Imprensa:
Loureta Samora
(27)3636-5002/(27) 99972-5128
loureta.samora@sedurb.es.gov.br/comunicasedurb@gmail.com

Lícia Mendonça
(27) 3636-5021
licia.mendonca@sedurb.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard