29/12/2016 10h58

Governo inaugura obras para reduzir alagamentos

Foto: Divulgação Prefeitura de Vila Velha

A população de Vila Velha – em especial os moradores do bairro Sítio Batalha – receberam, na noite dessa quarta-feira (28), duas obras importantes: a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP III) Joel Rangel Pinto e a drenagem e a pavimentação de ruas. As intervenções, feitas próximo ao Canal da Costa, têm por objetivo dar mais segurança à população, reduzindo os riscos de alagamentos no município.

A Estação terá duas bombas e capacidade para bombear 2,6 m³/s de água. As águas serão lançadas da Estação para o Canal Bigossi por meio de duas tubulações, com 23 metros de comprimento, que foram assentadas a dois metros de profundidade, abaixo da capa asfáltica da Avenida Carioca. Para a construção do equipamento, o município investiu R$ 2,4 milhões.

Convênio
Já a rede de drenagem e a pavimentação de ruas no Sítio Batalha, segunda obra inaugurada na noite de quarta-feira, foi executada por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com repasse estadual de aproximadamente R$ 2,4 milhões.

A obra, iniciada há seis meses, contemplou as ruas Félix Azevedo, Sanval Moraes, Paulo Uchoa, Alexandre Vargas e Armando Rosemberg Menezes. As vias receberam drenagem, instalação de bueiros e pavimentação com bloco de concreto.

O secretário da Sedurb, João Coser, ressaltou que houve grande envolvimento da comunidade para a realização dessa obra. "A drenagem das ruas do Sítio Batalha era uma demanda antiga dos moradores e o Governo do Estado atendeu a este pedido. Somos parceiros da administração municipal na execução de um conjunto de intervenções para reduzir os alagamentos na cidade. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores, para que eles possam superar um problema que tanto prejuízo já trouxe”, afirmou.

Com a nova rede de drenagem, as águas das chuvas serão canalizadas para a Estação de Bombeamento e depois bombeadas para o Canal Bigossi, evitando o alagamento do bairro. Segundo informações do município, antes das obras, o bairro alagava porque não havia como as águas das chuvas escoarem.

Segurança
Para os moradores do Sitio Batalha as obras representam segurança e valorização do bairro. “Moramos aqui há mais de 40 anos. Quando começava a chover a gente não dormia. Era um sofrimento” destacou João Augusto Silva de Oliveira.

Segundo a moradora Nilcea Nogueira de Oliveira, a drenagem nas ruas do bairro é a realização de um sonho. “As galerias novas já mostraram resultados positivos nas primeiras chuvas. Vamos poder dormir tranquilos”, comemorou.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Vila Velha

Assessoria de Comunicação – Sedurb/Idurb