19/02/2016 17h01 - Atualizado em 25/02/2016 09h04

Hartung e Ministro das Cidades entregam habitações em Cachoeiro

Foto: Thiago Guimarães/Secom-ES
A manhã desta sexta-feira (19) com certeza vai ficar na memória das 496 famílias beneficiadas com as unidades habitacionais do Residencial Esperança. Construído no Bairro Marbrasa, em Cachoeiro de Itapemirim, o residencial é um empreendimento realizado pela Prefeitura Municipal por meio de um convênio firmado com o Governo Federal, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida.

A solenidade de entrega das chaves reuniu famílias beneficiadas e autoridades no próprio residencial. O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, foi a Cachoeiro de Itapemirim especialmente para a entrega. O ministro, juntamente com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, o prefeito Carlos Casteglione, e o vice-presidente corporativo da Caixa Econômica Federal, Antônio Carlos Ferreira,repassaram as chaves dos imóveis às famílias contempladas.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), João Coser, e a diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do EspíritoSanto (Idurb), Caroline Jabour, também participaram do ato.

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim não escondia a emoção. "Minha alegria não é maior doque a de vocês que hoje recebem as chaves de suas casas". Casteglione ressaltou ocomprometimento do Governo Federal, Estadual e Municipal com quem mais precisa. "O país precisava de um programa do tamanho do Minha Casa Minha Vida", comemorou.

O ministro Gilberto Kassab ressaltou o número de famílias beneficiadas. “Além das famílias contempladas, a fase 3 do Programa Minha Casa Minha Vida, que o Governo Federal vai lançar embreve, vai nos permitir atender a mais 2 milhões de famílias. Assim, até o ano de 2019 e 2020 terãosido atendidos pelo programa 30 milhões de pessoas, ou seja, 15% da população brasileira estarámorando em casas do Minha Casa Minha Vida e terá sua qualidade de vida modificada”, afirmou.

Simultaneamente ao evento de Cachoeiro, também aconteceram entregas de outras 4.408 unidades: em Petrolina (PE) (2.432); em Belo Horizonte (MG) (580); em Mogi das Cruzes (SP) (200); em SãoJosé dos Campos (SP) (400); em Franca (SP) (496) e em Canoas (RS) (300). Mais de 19 milpessoas com renda familiar mensal de até R$ 1,6 mil, serão beneficiadas.

Parceria

"É um momento muito especial. Do ponto de vista social, o acesso à moradia própria é algoexcepcional, ainda mais para famílias em situação de vulnerabilidade social. É bom que esteprograma esteja em todo Brasil e, também, aqui em Cachoeiro de Itapemirim onde, somente hoje,aproximadamente 500 famílias estão sendo beneficiadas. O Minha Casa Minha vida é um importante programa do Governo Federal que conta com o Estado e Município como parceiros", destacou ogovernador Paulo Hartung.

No mês de março deste ano o Governo Federal vai lançar a terceira fase do Programa. foram entregues 2,5 milhões de chaves e mais 1,6 milhão estão em construção

Residencial Esperança

As 496 unidades estão divididas em 31 prédios compostos de 11 blocos. Os apartamentos têm sala,dois quartos, cozinha e banheiro, totalizando área de 45,75 metros quadrados. O condomínio contacom quadra de areia, meia quadra de basquete, salão de festas e dois quiosques.

As famílias contempladas passaram por processo de seleção conduzido pela prefeitura de Cachoeiro epela Caixa. Para participar, tiveram que comprovar renda mensal de até R$ 1,6 mil, entre outros requisitos, como não possuir imóvel. Os contemplados pagarão prestações mensais que variam entre R$ 25 e R$ 80.

Ludineia Rosa, faxineira de 38 anos, representou os demais beneficiados durante a solenidade. "Sempre sonhei em ter minha casa própria. Hoje realizei esse sonho. Essa casa representa segurançapara mim e para meus filhos", comemorou.

Foram investidos no empreendimento R$ 28,767 milhões em recursos federais. O município fez melhorias na infraestrutura do entorno, como reparos em rede de drenagem, instalação de meio-fio epavimentação da via de acesso.

Otílio Roncette

Além do Residencial Esperança, o Programa Minha Casa, Minha Vida tem em Cachoeiro, para amesma faixa de renda, o Residencial Otílio Roncette, com 1.248 unidades em fase de conclusão nobairro Gilson Carone.

O Governo do Estado, por meio do Idurb-ES, fará a infraestrutura no entorno do Residencial dentrodo Programa Estadual Nossa Casa. Ao todo, serão investidos R$1.999.997,68 em obras deterraplanagem, pavimentação asfáltica, drenagem, sinalização e obras complementares. A ordem deserviço para início das obras foi assinada nesta semana. A previsão é que os serviços sejam executados em seis meses.
Leonardo Nunes Assessoria de Comunicação do Governo
Assessoria de Comunicação – Sedurb/Idurb