14/10/2016 17h33

Hartung visita obras de infraestrutura e restauro em Vila Velha

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

Nesta sexta-feira (14), o governador Paulo Hartung visitou duas importantes obras de infraestrutura no município. A primeira foi a Rodovia Leste-Oeste, que será uma importante ligação entre a Rodovia Darly Santos, em Vila Velha, e a BR 262, em Cariacica. A segunda foi a construção da estação de bombeamento Praia da Costa, que, juntamente com a estação Sítio Batalha, tem como objetivo facilitar a vazão da água e diminuir os alagamentos na região. Hartung também visitou o restauro da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Prainha.

O governador Paulo Hartung ressaltou que as intervenções vão auxiliar na melhoria da infraestrutura do município com impactos positivos na mobilidade urbana e no enfrentamento de enchentes durante o período de fortes chuvas. Sobre o restauro da Igreja do Rosário, Hartung destacou que “a intenção é resgatar as origens e raízes de um monumento canela-verde e legitimamente capixaba”, ponderou.

Além do governador, também participaram das visitas os secretários de Estado de Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy; de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser; de Desenvolvimento, José Eduardo de Azevedo; de Cultura, João Gualberto; de Governo, Ângela Silvares; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Enio Bergoli, além de autoridades e lideranças municipais.

Rodovia Leste-Oeste

Tido como o novo eixo econômico da Região Metropolitana de Vitória, a Rodovia Leste-Oeste será uma importante ligação entre a Rodovia Darly Santos, em Vila Velha, e a BR 262, em Cariacica. Além da retirada do fluxo de veículos pesados de bairros como Jardim América e São Torquato, a nova ligação permitirá um avanço em logística, como, por exemplo, em um acesso mais rápido ao Porto de Capuaba.

O Estado ganha em infraestrutura de transportes, melhorando a mobilidade urbana e o transporte de mercadorias. Estão sendo realizadas obras de pavimentação do trecho de 2,2 quilômetros de extensão entre os bairros Rio Marinho, em Vila Velha, e Campo Belo, em Cariacica. Também a construção do viaduto de acesso ao bairro Santa Catarina e à ponte sobre o Rio Marinho, com extensão de 132 metros.

Os investimentos na obra são de cerca de R$ 140 milhões. Entre as intervenções, há ainda a canalização de parte do Canal Maria Preta e a implantação de ciclovia. As obras na Leste-Oeste estão previstas para serem entregues em 2017.

Estação de bombeamento

A construção da estação de bombeamento Praia da Costa e da estação Sítio Batalha conta com investimento de aproximadamente R$ 15 milhões, provenientes do Tesouro Municipal e do Fundo de Desenvolvimento Municipal (FDM). Serão beneficiados com a conclusão das obras os moradores dos bairros de Itapuã, Itaparica, Cocal, Boa Vista I, Boa Vista II, Nova Itaparica, Divino Espírito Santo, Cristóvão Colombo, Soteco, parte da Praia da Costa e parte do Centro de Vila Velha.

A Estação Praia da Costa contará com dez bombas e capacidade para bombear 15m³/s de água da chuva. Já a Estação de Sítio Batalha terá três bombas e capacidade para bombear 2,6 m³/s de água. Com esses sistemas, será possível regularizar o nível das águas do Canal da Costa durante todo o ano, minimizando os alagamentos nos bairros situados na bacia. As intervenções de Vila Velha são complementares às obras de macrodrenagem que o Governo do Estado está executando no município.

Igreja do Rosário em Vila Velha será entregue em dezembro

Falta pouco para a Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Prainha, em Vila Velha, ser entregue para a população. Considerada a igreja mais antiga do Brasil ainda em pleno funcionamento, a obra está praticamente finalizada, faltando apenas detalhes de pintura, sonorização e iluminação. A previsão de conclusão do restauro é em dezembro.

Construída em 1535 e considerada um símbolo da colonização do solo espírito-santense, a Igreja do Rosário recebeu uma série de reparos na estrutura, tratamento de reboco, adaptações de acessibilidade, recuperação de adornos e elementos decorativos, resgate histórico das pinturas artísticas, além de uma reforma completa no telhado e piso. As obras de restauro tiveram início em janeiro de 2016, com previsão de término no final de dezembro. O valor da obra é de R$ 959.157,00, custeado pelo Instituto Sincades em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Prefeitura de Vila Velha.

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Leonardo Nunes