25/01/2016 17h23 - Atualizado em 25/01/2016 17h28

Litoral Sul e Central Sul discutem importância da Conferência das Cidades

Foto: Loureta Samora/Sedurb

Uma nova rodada de reuniões regionais preparatórias para a 6ª Conferência Nacional das Cidades teve início nesta segunda-feira (25). Os encontros, promovidos pela Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), têm por objetivo sensibilizar as administrações municipais quanto à importância da realização da etapa municipal da Conferência. As reuniões de hoje aconteceram em Piúma, com participação dos municípios da Região Litoral Sul, e em Cachoeiro de Itapemirim, com os municípios da Região Central Sul.

Segundo o regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, o poder público municipal tem até o dia 22 de fevereiro para convocar as conferências municipais, que devem ser realizadas até 05 de julho deste ano. Somente os municípios que realizarem suas conferências poderão participar das discussões nas etapas estadual e nacional.

O secretário da Sedurb, João Coser, explica que a Conferência Nacional das Cidades é o espaço onde o poder público e a sociedade civil organizada discutem e planejam as cidades de hoje e as cidades do futuro. "Por isso a importância do envolvimento e participação de todos os municípios. Os desafios existem. Vamos discutir e propor soluções", ressalta.

Segundo Coser, a intenção das reuniões preparatórias é mobilizar os municípios para que o Espírito Santo tenha um bom debate. “Temos condições de fazer um bom exercício de gestão participativa no Estado", afirmou.

Litoral Sul

A prefeita de Rio Novo do Sul, Maria Albertina, destacou que os municípios da região têm um bom histórico de participação nas conferências. "São reuniões muito proveitosas. Vamos nos organizar para realizar a nossa", afirmou. Os representantes dos municípios do Litoral Sul também falaram da importância de realizar as conferências.

O secretário municipal de Administração de Piúma, Paulo César Martins, e a secretária municipal de Planejamento de Alfredo Chaves, Rotiléia da Penha, ressaltaram a necessidade de discutir soluções conjuntas para os municípios da mesma região. "Precisamos pensar em soluções regionalizadas", defendeu Paulo César.

Central Sul

Em Cachoeiro de Itapemirim, o prefeito Carlos Casteglione destacou a importância da presença da equipe do Governo do Estado nos municípios, divulgando a 6ª Conferência Nacional das Cidades. "Somos chamados a realizar e participar das conferências municipais. As cidades precisam ser construídas constantemente, sempre apontando para o futuro. Estamos muito motivados para promover essa discussão com a sociedade", afirmou.

O prefeito de Apiacá, Betinho Souza, também parabenizou a ação do Governo do Estado em estimular uma discussão verdadeira a respeito das cidades envolvendo a sociedade. "Quem conhece os desafios das cidades é quem vive nas cidades. Quando envolvemos a sociedade conseguimos construir um eixo de desenvolvimento do município, e não de um ou outro prefeito. Assim as cidades vão conseguir colher mais frutos", ressaltou.

Calendário

Na quinta-feira (28), as regiões Sudoeste Serrana e Caparaó recebem a equipe da Sedurb em Venda Nova do Imigrante e Guaçuí, respectivamente. As primeiras reuniões preparatórias já foram realizadas em quatro das dez microrregiões do Estado: Nordeste, Noroeste, Centro-Oeste e Rio Doce.

6ª Conferência Nacional das Cidades

Com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” a 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC) vai acontecer em Brasília (DF) nos dias 5 a 9 de junho de 2017.

A escolha do tema da Conferência baseou-se na importância de refletir sobre a cidade como um bem coletivo, e o lema, na importância de refletir sobre as desigualdades e o desafio de minimizar as diferenças de acesso a bens e serviços.

Nos municípios, as conferências devem debater propostas e soluções voltadas à realidade local, com destaque para a discussão sobre a função social da cidade e da propriedade.

Além dos municípios, os estados e o Distrito Federal também deverão se organizar e promover as discussões sobre o tema de 1º de novembro de 2016 até 31 de março de 2017.

Informações adicionais

Serviço: Reunião Regional Preparatória para a 6ª Conferência das Cidades

Data: 28 de janeiro de 2016 (quinta-feira)

Horário: 09 horas