Membros do Comitê Técnico e Conselho Participativo da MRAE/ES realizam reunião com a CESAN sobre o Futuro do Saneamento no Espírito Santo
O Comitê Técnico do Colegiado Regional e o Conselho Participativo da Microrregião de Águas e Esgoto do Estado do Espírito Santo (MRAE/ES) realizaram uma reunião estratégica, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado do Espírito Santo (SINDAEMA), localizada em Vitória. O encontro, que aconteceu no dia 17 de setembro, teve início às 13h40, reuniu representantes do Governo do Estado, da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), além de membros da sociedade civil, dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE) e representantes municipais que compõem o Colegiado Regional da MRAE.
O Comitê Técnico, composto por membros do governo, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e representantes municipais, tem como função analisar técnicas as pautas a serem discutidas pelo Colegiado Regional. Já o Conselho Participativo, composto por membros da sociedade civil e representantes de entidades como o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado do Espírito Santo (Sindaema), a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), a Federação das Associações de Moradores (Famopes), a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/ES), a Federação Metropolitana do Movimento Popular da Grande Vitória (FEMMP-GV), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Instituto Jacarenema, o Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), exercem o papel de controle social sobre as ações do MRAE.
O Comitê tem a finalidade de apreciar previamente as matérias que integram as pautas das reuniões do Colegiado Regional, providenciando estudos técnicos. É composto por membros indicados do Governo do Estado, da Ufes e representantes dos municípios eleitos pelo Colegiado Regional da MRAE/ES.
Pauta Estratégica
A reunião, coordenada pelo secretário-Geral da MRAE/ES, Sérgio Rabello, abordou o tema da universalização dos serviços de água e esgoto no Estado, com foco nos investimentos previstos para atingir as metas estipuladas no Novo Marco Legal do Saneamento. A diretora de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Kátia Côco, apresentou os investimentos programados, que somam mais de R$ 4,4 bilhões até 2028 para expansão e modernização do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Ela destacou projetos importantes, como a construção de estações de tratamento de esgoto (ETE) em Araçás e Terra Vermelha, no município de Vila Velha, e a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Carapina, no município da Serra. Além disso, mencionou a construção da Barragem dos Imigrantes, no Rio Jucu, e o projeto da usina de dessalinização, além de uma nova estação de água de reuso voltada para fins industriais.
Foi apresentado também o resumo do Projeto de Parceria Público Privada (PPP), na modalidade concessão administrativa, para ampliação, manutenção e operação do sistema de esgotamento sanitário e prestação de serviços de apoio à gestão comercial da Cesan abrangendo 43 municípios do Espírito Santo, em consonância com as metas.
“A Microrregião de Águas e Esgoto do Estado do Espírito Santo tem um papel importantíssimo na integração das empresas prestadoras e entidades envolvidas no setor de saneamento, demonstrando como essas ações exitosas, realizadas pela da Cesan, podem ajudar outros atores na busca da universalização”, disse Sérgio Rabello
Após a apresentação, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer e aprofundar a discussão sobre os temas envolvidos.
“As empresas de saneamento devem estruturar o seu planejamento estratégico para atender as metas de universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Da mesma forma, a modernização dos sistemas de agua e esgoto é essencial para garantir a saúde pública e promover o desenvolvimento sustentável em nosso estado. Cada projeto que idealizamos é um avanço rumo a um futuro mais seguro e saudável para todos”, afirmou Kátia Côco.
Para mais informações, acesse o site da MRAE/ES.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedurb
Fernanda Magalhães
Telefone: (27) 3636-5002 / (27) 99661-7588