23/02/2024 17h15

Microrregião de Águas e Esgoto do Espírito Santo (MRAE) reúne Conselho Técnico e Participativo

Entre os temas debatidos houve deliberações sobre a melhoria do saneamento.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Marcus Vicente, participou nessas quarta-feira (21) e na quinta-feira (22), das reuniões inaugurais do Comitê Técnico e Conselho Participativo da Microrregião de Águas e Esgoto do Estado do Espírito Santo (MRAE/ES). As agendas aconteceram no auditório do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES), no Centro de Vitória, e teve como foco a estrutura de governança e as funções de cada um dos órgãos, baseado nos normativos legais da MRAE/ES.

Na oportunidade, tomaram posse os respectivos membros e conselheiros, concluindo a estrutura de governança da Microrregião de Águas e Esgoto do Espírito Santo (MRAE/ES). Além da posse, foram deliberados assuntos como as atribuições de cada estrutura, base legal do Conselho Participativo da Microrregião de Águas e Esgoto do Estado do Espírito Santo (COMITEC), calendário de reuniões, escolha de coordenadores e informes gerais.

A MRAE/ES, instituída pela Lei Complementar 968/2021, atende às premissas de regionalização do Novo Marco Legal do Saneamento, que no Espírito Santo ficou definida em uma única microrregião. A MRAE/ES é integrada pelo Governo do Estado e todos os 78 municípios. Nesse modelo, os municípios e o Estado são responsáveis pelas decisões do saneamento e planejam juntos qual a melhor estratégia, quais as ações a serem realizadas e quais os investimentos necessários para se alcançar a universalização dos serviços no Espírito Santo até 2033.

As funções básicas desses organismos são:

Comitê Técnico:

I - apreciar previamente as matérias que integram a pauta das reuniões do Colegiado Regional, providenciando estudos técnicos que as fundamente;

II - assegurar, nos assuntos relevantes, a prévia manifestação do Conselho Participativo;

III - criar Câmaras Temáticas, se necessário, para análise de questões específicas, nas quais poderá haver a participação de técnicos de entidades públicas ou privadas.

Conselho Participativo:

I - elaborar propostas para apreciação das demais instâncias da autarquia intergovernamental;

II - apreciar matérias relevantes previamente à deliberação do Colegiado Regional;

III - propor a constituição de Grupos de Trabalho para a análise e debate de temas específicos;

IV - convocar audiências e consultas públicas sobre matérias sob sua apreciação;

V - escolher por maioria simples um de seus membros para coordená-lo.

Representantes de cada órgão:

Comitê Técnico:

Membros do Governo do ES

1. Titular representante do Estado: Flavia Pitanga Calil Salim (SEAMA)
  2. Titular representante do Estado: Mônica Mattos Guimarães (CESAN)
  3. Titular representante do Estado: Lígia Damasceno de Lima (SEDURB)
  4. Suplente representante do Estado: Eduardo Loyola Dias (AGERH)
  5. Suplente representante do Estado: Giselle Carneiro Macedo (CESAN)
  6. Suplente representante do Estado: Marjorye Boldrini da Silva (SEDURB)

Membros da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

1. Edumar Ramos Cabral Coelho - Titular
  2. Ednilson Silva Felipe – Suplente