06/07/2017 15h52

Municípios capixabas receberão R$109 milhões para ações de destinação adequada de resíduos e coleta e tratamento de esgoto

Reunião do Condoeste, em Colatina

Os 39 municípios da Calha do Rio Doce, atingidos pelo desastre de Mariana, receberão R$ 500 milhões em recursos para destinação adequada de resíduos e coleta e tratamento esgoto. Deste total, R$ 109 milhões serão destinados aos seguintes municípios capixabas: Linhares, Colatina, Marilândia e Baixo Guandu.

Os pleitos dos municípios foram analisados por um Grupo Técnico coordenado pela Agencia Nacional de Água, com a participação do Ministério das Cidades, Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, Ministério de Meio Ambiente, Secretaria das Cidades e Integração Regional de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano - Sedurb.

O trabalho do GT foi apresentado e aprovado na última semana, durante reunião do Comitê Interfederativo (CIF), em Brasília. O CIF tem a função de orientar, acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações da Fundação Renova (fundação instituída pela Samarco, Vale e BHP Billiton) para reparação dos danos sociais e ambientais na bacia do rio Doce em função do rompimento da barragem da Samarco.

Entre os pleitos está a construção da Central de Tratamento de Resíduos-CTR no município de Colatina, a qual foi projetada através da SEDURB no âmbito do Programa ES sem lixão. O consórcio público para destinação final adequada de resíduos sólidos - CONDOESTE com sede em Colatina, envolve 21 municípios da região noroeste do Espírito Santo e Governo do Estado do Espírito santo, através da Sedurb. Os 21 municípios serão beneficiados pela ação em curso envolvendo a Sedurb, SEAMA, IEMA, Condoeste e os quatro municípios atingidos diretamente pelo desastre.

De acordo com o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodney Miranda, a SEDURB vem apoiando a SEAMA/IEMA nas ações socioambientais e socioeconômicas para a recuperação do Rio Doce, em especial tem contribuído na articulação entre alternativas de políticas públicas para potencializar as ações na área de saneamento básico.

Todo esse detalhamento foi apresentado pelo secretário Rodney Miranda, na manhã desta quinta-feira (06), em Colatina, durante reunião do Condoeste.

Assessoria de Comunicação Sedurb

Mirela Marcarini