17/07/2017 09h39

Municípios discutem destinação de resíduos sólidos no Norte do Estado

Alternativas para a redução dos custos da destinação dos resíduos sólidos dos municípios do Norte. Esse foi o tema de uma reunião, realizada na tarde desta sexta-feira (15), em Montanha, com os 14 municípios do Norte do Estado incluídos no Projeto “Espírito Santo Sem Lixão”. No encontro, presidido pelo secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Rodney Miranda, ficou definido que será criada uma comissão técnica, composta por representantes dos órgãos ambientais dos municípios, que fará um levantamento sobre qual a quantidade de lixo produzida hoje, quanto é gasto, como é feito etc.

“Sugiro sentarmos novamente daqui a 30 dias e avaliar a proposta que será apresentada pela comissão. Hoje, temos cidades sem área de transbordo. Precisamos debater essa questão, de forma que todos os municípios tenham uma destinação dos resíduos de uma maneira mais célere e econômica. É o Governo do Estado auxiliando os municípios capixabas na busca de soluções para o tratamento dos resíduos”, definiu o secretário Rodney.

Também participaram da reunião do Consórcio Público para Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Norte a prefeita de Montanha, Iracy Baltar, e os prefeitos de Jaguaré, Ruberci Casa Grande; de Ecoporanga, Elias Dal’Col; de Pinheiros, Arnóbio Pinheiro; de Vila Pavão, Irineu Whitte; de Boa Esperança, Laura Vieira; de Barra de São Francisco, Alencar Marin; de Mucurici, Doutor Osvaldo; de Pedro Canário, Bruno Araújo, e de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana.

Assessoria de Comunicação Sedurb

Mirela Marcarini