17/10/2018 12h28 - Atualizado em 17/10/2018 15h43

Pavimentação e drenagem beneficiam 1.500 famílias em Alegre

Foto: Foto: Leonardo Duarte/Secom
O prefeito de Alegre, José Guilherme Aguilar, foi acompanhado de moradores dos loteamentos beneficiados pelo convênio.

Acessibilidade, mobilidade urbana e qualidade de vida para cerca de 1.500 famílias. Esse é o objetivo do convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com o município de Alegre, na região do Caparaó. Com serviços de pavimentação e drenagem em um investimento de R$ 2.412.057,00, serão beneficiados os loteamentos Boa Fé, Luz Marina e Xavier. O pagamento será em parcela integral, a partir do dia 1º de novembro.

Os locais, distantes da sede do município, terão melhor acessibilidade e menos riscos de doenças respiratórias devido à poeira, já que são habitados sobre chão de terra batida. A assinatura do convênio foi feita pelo governador Paulo Hartung durante a manhã da última terça-feira (16), no Palácio Anchieta, em Vitória, junto ao secretário da Sedurb, Marcelo de Oliveira.

"Foi com base nos projetos dos técnicos municipais que o Poder Executivo Estadual conseguiu viabilizar a assinatura dos convênios. Isso facilita o trabalho. Além disso, muitas prefeituras estavam sem condições de captar recursos, mas, agora, estão regularizadas e podemos fazer esse avanço. A ação de hoje é importante e contou com muito trabalho dos municípios e do time da Sedurb. Estamos fechando um ciclo com chave de ouro e mostrando ao país que é possível fazer o bom serviço da forma correta”, ponderou o governador.

O loteamento Boa Fé, com maior extensão territorial entre os locais contemplados em Alegre, é uma região que tem sofrido muito com estragos causados por fortes chuvas nos últimos anos. O caso mais grave foi em 2010, quando muitas famílias ficaram desabrigadas. Além disso, o risco de doenças respiratórias devido à poeira é alto.

Confira todos os convênios celebrados na última terça-feira

“O município de Alegre trouxe, à assinatura do convênio, moradores dos bairros que estão sendo beneficiados pela pavimentação. Isso é muito bacana. Mas, o que nós estamos fazendo aqui representa muito mais do que um ato administrativo. A equipe deste governo e vocês, prefeitos e suas equipes, estão mudando a vida de muitos capixabas. É possível sim que a política seja um instrumento de mudança na vida das pessoas”, afirmou o secretário Marcelo de Oliveira.

Solucionando um antigo problema nos locais contemplados por esse convênio, a Sedurb fomenta a infraestrutura urbana e dá também aos moradores a capacidade de se locomover com segurança.

“O município de Alegre é muito grande e não tem receita. Depende exclusivamente dos repasses vindos dos governos estadual e federal. Os moradores das regiões beneficiadas sofriam com o pó, quando não chovia, e com o barro, quando chovia. Hoje, graças a esse desempenho do senhor Paulo Hartung, vamos levar para Alegre esse calçamento para alegria de todos. Exalto também a presença do Marcelo de Oliveira na secretaria, que foi um gol de placa quando assumiu a pasta. Obrigado pelo carinho com os municípios capixabas”, considerou o prefeito de Alegre, José Guilherme Aguilar.

Informações à imprensa:

Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano