19/10/2018 10h13

Recursos de R$ 13,4 milhões vão beneficiar mais de 100 mil pessoas na Serra

Mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável são os principais objetivos dos convênios assinados com o município da Serra, na tarde desta quinta-feira (18), pelo governador Paulo Hartung e o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Marcelo de Oliveira. Os recursos de R$ 13.419.465,68 vão contemplar ruas e avenidas com urbanização, recapeamento e implantação de ciclovias e ciclofaixas, beneficiando mais de 100 mil moradores.

O investimento será usado para urbanização nas avenidas José Rato e Rio Amazonas, com arborização e sinalização, e implantação de ciclofaixa na Rua Calixto Tamanini; implantação de ciclovia (aproximadamente 244 metros) e recapeamento no Bairro de Fátima e no trecho da Avenida Norte-Sul, entre os Bairros Civit e Colina de Laranjeiras.

Também haverá recuperação de ciclovia e urbanização da Avenida Talma Rodrigues, numa extensão de aproximadamente 7,4 quilômetros.

As regiões contempladas possuem grande circulação de pessoas, já que concentram empresas de comércio, indústrias, escolas e hospitais.

Além do governador e do secretário, a solenidade desta quinta-feira contou com a presença de autoridades locais e moradores da região.

“Fiquei feliz em realizar esse evento, nesse modelo, aqui na sede da prefeitura. Estou muito satisfeito por assinar esses atos em que liberamos ações importantes para melhorar a qualidade de vida da população, e sinto-me realizado por terminar o governo com ações e políticas estruturantes em um período desafiador para o Brasil e o Espírito Santo. Tenho um carinho enorme por essa cidade que passou por muita transformação em um período muito curto”, comentou o governador Paulo Hartung.

O impacto para os moradores da Serra será de conforto para a acessibilidade nas vias de transporte motorizado e também com bicicleta nas ciclovias. É um avanço para o desenvolvimento da cidade, com o estímulo de locomoção a pé, graças à segurança e à qualidade dos serviços de urbanização.

"Não é cheque pré-datado! Dia 1° o dinheiro vai ser depositado de forma integral na conta da prefeitura. Se temos a oportunidade de assinar esses convênios com a Serra é porque o governador Paulo Hartung soube trabalhar e encerrar esse ciclo como o Estado que é caso isolado no Brasil pela eficiência nas contas. Tenho orgulho de ser secretário deste governo", afirmou o secretário Marcelo de Oliveira.

No último dia 2, o governador Paulo Hartung e o secretário Marcelo de Oliveira deram ordem de serviço para implantação de ciclofaixa na Avenida China e urbanização do canteiro central, drenagem, recapeamento e implantação de ciclovia na Avenida Terceiro Mundo, em um investimento de quase R$ 2 milhões.

Convênios

Infraestrutura urbana, qualidade de vida, turismo e sustentabilidade são alguns dos benefícios prestados por meio de convênios entre a Sedurb e os municípios do Espírito Santo. Somente em 2018, 31 municípios foram contemplados com os recursos para realizar ações necessárias em suas localidades, em um investimento total de R$ 89,9 milhões.

Informações à imprensa:

Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano