21/01/2016 09h35 - Atualizado em 22/01/2016 15h12

Regiões Sul e Serrana se preparam para Conferência das Cidades

Para sensibilizar as administrações municipais quanto à importância da realização da etapa municipal para a 6ª Conferência Nacional das Cidades como condição para participação das discussões nas etapas estadual e nacional, reuniões preparatórias estão sendo realizadas nas dez microrregiões doEstado. Esses encontros são promovidos pela Secretaria de Estado de Saneamento, HabitaçãoDesenvolvimento Urbano (Sedurb).

Uma nova rodada de reuniões tem início na segunda-feira (25), com encontros nas regiões Litoral Sul, em Piúma, e Central Sul, em Cachoeiro de Itapemirim. Na quarta-feira (27) o evento acontecerá em Santa Teresa, para os municípios da região Central Serrana. E por fim, na quinta-feira (28), as regiões Sudoeste Serrana e Caparaó recebem a equipe da Sedurb em Venda Nova do Imigrante e Guaçuírespectivamente.

Segundo o regimento daConferência, aprovado pelo ConCidades, o poder público municipal tem até o dia 22 de fevereiro para convocar as conferências municipais, que devem ser realizadas até 05 de julho deste.

O secretário da Sedurb, João Coser, explica que a intenção é mobilizar os municípios para que o Espírito Santo tenha um bom debate. “Temos condições de fazer um bom exercício de gestão participativa no Estado", afirmou.

O secretário ressalta ainda a Conferência Nacional das Cidades é o espaço onde o poder público e a sociedade civil organizada discutem e planejam as cidades de hoje e as cidades do futuro. "Por isso a importância do envolvimento e participação de todos os municípios", ressalta.

As primeiras reuniões preparatórias já foram realizadas em quatro das dez microrregiões do Estado: Nordeste, Noroeste, Centro-Oeste e Rio Doce.

6ª Conferência Nacional das Cidades

Com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” a 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC) vai acontecer em Brasília (DF) nos dias 5 a 9 de junho de 2017.

A escolha do tema da Conferência baseou-se na importância de refletir sobre a cidade como um bem coletivo, e o lema, na importância de refletir sobre as desigualdades e o desafio de minimizar as diferenças de acesso a bens e serviços.

Nos municípios, as conferências devem debater propostas e soluções voltadas à realidade local, com destaque para a discussão sobre a função social da cidade e da propriedade.

Além dos municípios, os estados e o Distrito Federal também deverão se organizar e promover as discussões sobre o tema de 1º de novembro de 2016 até 31 de março de 2017.

Serviço: Reunião Regional Preparatória para a 6ª Conferência das Cidades
Data: 25 de janeiro (segunda-feira)
Hora: 9h
Local: Auditório Ifes, Rua Augusto Costa de Oliveira, 660, Praia Doce, em Piúma