24/04/2018 09h18

Secretário fala sobre o ES sem Lixão em Brasília

O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcelo de Oliveira irá representar o Espírito Santo em Brasília, nesta terça-feira (24), durante uma reunião no Ministério do Meio Ambiente. O secretário irá apresentar, durante uma reunião sobre a implantação de Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Programa ES sem Lixão, implantado no estado a partir de 2009.

“O convite para apresentar o nosso Programa a nível nacional mostra que estamos no caminho certo. Nos tornamos referência e um exemplo para o Brasil, na implantação de política pública de destinação adequada dos resíduos sólidos”, ponderou o secretário, que permanecerá em Brasília durante todo o dia.

Durante sua palestra, Marcelo abordará os objetivos, etapas e resultados já alcançados no Programa ES sem Lixão. Para o evento estão confirmadas as presenças de secretários estaduais de meio ambiente e de desenvolvimento urbano, bem como técnicos e especialistas do setor.

O Programa

O objetivo principal do Programa ES sem Lixão é a erradicação dos lixões do território capixaba, por meio de sistemas regionais de destinação final adequada de resíduos sólidos urbanos (RSU), considerando também, neste contexto, a continuidade do funcionamento dos atuais sistemas que estão atendendo alguns municípios de forma sustentada e que foram implantados pela iniciativa privada.

A meta do projeto é de que todos os municípios façam a destinação final dos RSU gerados em seus territórios para aterros sanitários regionais. Esses aterros deverão ter concepção moderna, sendo projetados com técnicas atualizadas e testadas para garantir a proteção ambiental e sanitária, com reduzidos custos operacionais proporcionados pelo ganho de escala e, consequentemente, com maior economicidade para o sistema.

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação – Sedurb

Mirela Marcarini

(27) 3636-5002 / (27) 998029043

mirela.marcarini@sedurb.es.gov.br/comunicasedurb@gmail.com

Microrregião de Águas e Esgoto do ES (MRAE/ES)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard