14/05/2016 15h22 - Atualizado em 30/09/2016 10h28

Secretário participa da etapa municipal da 6ª Conferência na Serra

O município da Serra iniciou, na manhã deste sábado (14), a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades. As atividades acontecem no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), até as 19horas. O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, participou da abertura dos trabalhos.

A Serra é um dos 40 municípios capixabas que convocaram suas conferências. Na etapa municipal da Conferência das Cidades a proposta é debater soluções voltadas à realidade local, com destaque para a discussão sobre a função social da cidade e da propriedade.

O secretário João Coser ressaltou a importância de realizar a conferência no município. “A Serra tem um papel fundamental no desenvolvimento do Estado, por isso é muito importante fazer este debate aqui. Além disso, a expectativa das conferências é de se aperfeiçoar a cada ano, para assim fazer com que a gestão central do Governo Federal, junto com os estados, olhe para suas cidades através de seus desafios e de sua realidade. Criando, assim, um debate para uma cidade mais humanizada para seus moradores”.

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano da Serra e organizador da conferência no município, Alexandre Fiorotti, a realização da conferência é uma oportunidade que os municípios têm de debater os temas que o Governo Federal propõe, para assim ajudar o Governo a montar as Políticas Públicas de Desenvolvimento Urbano.

O encontro também abriu espaço para apresentações e discussões sobre a temática proposta pela Conferência Nacional das Cidades. A função social da cidade e da propriedade foi abordada pela arquiteta e urbanista Ana Marcia Eller. Em sua fala, a arquiteta reforçou a importância dos atores sociais na construção de uma cidade mais humanizada e que eles precisam reforçar o papel dessas Conferências, em nível Federal e Estadual. Ana Marcia reforçou que os municípios precisam de um posicionamento vindo dos Governos Federal e Estadual “O Estado precisa ter uma Política Estadual de Desenvolvimento Urbano capaz de orientar os municípios para uma cidade que nós queremos, que é uma cidade mais inclusiva e participativa”.

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para a discussão do tema, definido pelo Ministério das Cidades. Após as discussões, será realizada uma plenária para a eleição dos Delegados que participarão da etapa Estadual.

6ª Conferência Nacional das Cidades

Com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” a 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC) vai acontecer em Brasília (DF) dos dias 5 a 9 de junho de 2017.

A escolha do tema da Conferência baseou-se na importância de refletir sobre a cidade como um bem coletivo, e o lema na importância de refletir sobre as desigualdades e o desafio de minimizar as diferenças de acesso a bens e serviços.

Confira as datas das Conferências dos municípios que fizeram sua convocação:

MAIO

JULHO

Cachoeiro de Itapemirim - 01/07

Nova Venécia – 04/07

Obs.: Os municípios de Afonso Cláudio, Boa Esperança, Castelo, Itarana, Muniz Freire e Vila Velha já convocaram suas Conferências Municipais. Entretanto, ainda não definiram a data do evento.

Assessoria de Comunicação – Sedurb

Loureta Samora