03/12/2015 17h24

Secretários municipais de Serviços Urbanos unem-se contra o Aedes aegypti

Foto: Fred Loureiro/Secom

Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o Governo do Estado vai reunir, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), os secretários municipais de Serviços Urbanos e Limpeza Pública e a Defesa Civil Estadual. A intenção é somar esforços no sentido de reduzir a incidência do mosquito nas cidades capixabas. A reunião acontecerá na próxima terça-feira (8), às 14h, no Auditório do Corpo de Bombeiros, em Vitória.

“Este é um momento de grande preocupação. O governador Paulo Hartung pediu que cuidássemos de forma coletiva deste problema. Combater o mosquito não é ação de uma secretaria. É uma ação de Governo e deve envolver os municípios e a União”, afirmou o secretário estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser.

A proposta, segundo João Coser, é promover a articulação de todos os secretários municipais de Serviços Urbanos e Limpeza Pública. “Temos que levantar qual a demanda existente em cada município e as possiblidades de ação, como a realização de um grande mutirão de limpeza urbana, com a limpeza de canais e com a eliminação de possíveis pontos de proliferação do mosquito”, afirmou.

O secretário frisou ainda que o Poder Público tem atuado de forma permanente, entretanto é preciso envolver a população nessa ‘guerra’ contra o mosquito. “Mais de 70% dos focos estão em áreas particulares. Isso significa que grande parte da ação contra o transmissor das doenças depende de mudança de comportamento do cidadão”, explicou o secretário, lembrando que há uma limitação de atuação dos agentes de combate ao mosquito em propriedades privadas.