09/12/2015 09h28

Secretários municipais trocam experiências sobre combate ao Aedes aegypti

Foto: Loureta Samora/Sedurb

Com o objetivo de somar esforços no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), reuniu na tarde desta terça-feira (08) os secretários municipais de Serviços Urbanos e Limpeza Pública e a Defesa Civil Estadual. Representantes de 24 municípios participaram do encontro que aconteceu no auditório do Corpo de Bombeiros, em Vitória.

Segundo o secretário João Coser, o problema é gravíssimo e exige união de todos no combate ao mosquito transmissor. “Somos parceiros, mas precisamos de uma atuação forte dos municípios”.

O objetivo da reunião foi articular os secretários municipais e promover a troca de experiências, de forma a contribuir na tomada de decisões. “Sabemos que há limitações, mas dentro das possibilidades e das realidades de cada município, temos condições de fazer um trabalho consistente, seja com carro de som nas comunidades mais carentes, com limpeza dos canais e ainda com mutirões de limpeza das cidades em dias regulares”, explicou João Coser.

O secretário de Serviços da Serra, Samuel Dias de Souza Filho, ressaltou a importância da reunião. “Ao participar desse encontro, tentamos nivelar o conhecimento sobre o vírus e como podemos agir no combate. Outra coisa importante é a troca de experiência, hoje ficamos por dentro do que outros municípios estão fazendo para combater o vírus”, ponderou.

Já o prefeito Antônio Fioroti afirmou que volta para Pedro Canário levando consigo a importância da mobilização no combate ao mosquito transmissor das doenças. “Quando se fala em saúde pública e de doenças que trazem consequências tão graves que afetam a vida humana como a dengue e a chikungunya, a importância de um movimento como esse é chamar a todos para a responsabilidade, para darmos a devida atenção ao problema e propagar nos municípios formas de combater o mosquito transmissor”.

A reunião foi coordenada pelo secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, e contou ainda com a participação do coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Fabiano Bonno, e do médico veterinário e referência técnica de combate ao vetor da dengue na Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Roberto Laperriere Júnior. Prefeitos de quatro municípios capixabas também estiveram presentes: Antônio Wilson Fioroti, de Pedro Canário, Flávia Cysne, de Mimoso do Sul, Paulo Coradini, de Governador Lindenberg, e Saulo Belisário, de Conceição do Castelo.

Loureta Samora

(27)3636-5002 / (27) 99972-5128