26/02/2021 17h23 - Atualizado em 01/03/2021 10h42

Sedurb debate Planejamento e Projetos Prioritários da Secretaria com foco em entregas para a sociedade capixaba

Secretário, Subsecretários, Gerentes e equipe técnica elaboraram o Plano Estratégico para 2021/2022, buscando dar celeridade às entregas estruturantes para os munícipios

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) reuniu, nesta sexta-feira (26), servidores para pactuar o Plano Estratégico da SEDURB 2021/2022. O objetivo é dar celeridade aos projetos estruturantes coordenado pela Secretaria, usando metodologias de Gestão Estratégica e de Projetos, Tecnologia de Informação (SIGES) e processos ágeis, afim de otimizar os recursos disponíveis e integrando os esforços das Subsecretarias, para potencializar a capacidade de execução e entregas da SEDURB.

O trabalho de construção do Planejamento Estratégico da SEDURB, teve início no dia 13 de janeiro com a Reunião de Partida conduzida pelo Secretário de Estado, Marcus Vicente. Os trabalhos foram divididos em três etapas: Oficinas (onde foram empregadas ferramentas de gerenciamento de projetos para ajustes estruturais nos projetos); Estruturação (definição de metas, prazos, custos e entregas) e Pactuação do Planejamento Estratégico (validação de todas as informações pelo secretário da pasta). Esta última etapa, contou com a participação do Secretário de Estado da Sedurb, Marcus Vicente, a Subsecretária de Saneamento e Programas Urbanos, Zilma Peterli Lyra, o Subsecretário de Estado de Habitação e Gestão Integrada de Projetos, Carlos Cerqueira Guimarães e o Subsecretário para Assuntos Administrativos, Octavio Luiz Guimarães.

A condução dos trabalhos para a elaboração do Planejamento Estratégico, contou com 48 horas de planejamento, 15 reuniões estratégicas (oficinas, estruturação e capacitação) e 31 servidores da Secretaria. Serão 05 Projetos Prioritários gerenciado por meio do modelo de gestão, gerando 4.335 entregas prioritárias e um investimento de R$ 620 milhões.

Garantir um planejamento para aprimorar a execução do serviço prestado pela Secretaria e com foco no cidadão capixaba, foi uma das diretrizes orientas pelo secretário da pasta. “É de vital importância, planejar em qualquer situação da gestão pública, conhecer e saber interpretar as necessidades de cada município. Isso permite que os recursos sejam captados e aplicados com mais eficiência”, destacou o Secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

O Planejamento Estratégico da SEDURB, será monitorado com Reuniões de Gerenciamento Estratégico Intensivas com o Secretário, Subsecretários, Gerentes e Gestores (responsáveis por compilar as informações estratégicas e alimentar o sistema SIGES).

O Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges), é um sistema próprio do Governo, desenvolvido numa parceria entre a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). Com esta facilidade, a Sedurb poderá gerenciar seus projetos internos, além dos previstos no Planejamento Estratégico, por meio do sistema.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação Sedurb

Fernanda Magalhães

27 3636-5002 / 99661-7588

fernanda.magalhaes@sedurb.es.gov.br/

Microrregião de Águas e Esgoto do ES (MRAE/ES)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard