01/03/2019 15h14

Sedurb firma parceria com o Instituto Jones para elaborar Plano Estadual de Saneamento Básico

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) firmou uma parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) para elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB). Este Plano, além de ser exigência da Lei Estadual 9.096/2008, é o instrumento de planejamento para a implementação da Política Estadual de Saneamento Básico (Pesb).

O secretário de Estado de Saneamento Urbano, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, e o diretor-presidente do Instituto Jones, Luiz Paulo Vellozo Lucas, se reuniram nesta semana para firmar essa parceria.

A proposta debatida no encontro visa o desenvolvimento de projeto de pesquisa em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), um formato que vem sendo utilizado em outros Planos Estaduais, como o Plano Diretor Integrado (PDUI). “Esse formato tem se mostrado exitoso e tem vantagens importantes como agregar valor às equipes técnicas estaduais e pesquisadores participantes, além do intercâmbio de conhecimento entre órgãos do Estado”, destacou o secretário Marcus Vicente.

Está em estudo a possibilidade de incorporar o Pesb no processo de construção dos Planos Regionais de Desenvolvimento, atualmente em fase de planejamento pelo IJSN. “Podemos tratar as questões do saneamento e das águas como a espinha dorsal dos planos de desenvolvimento”, acrescentou o diretor presidente do IJSN, Luiz Paulo.

Participaram também o subsecretário de Estado de Habitação e Gestão Integrada de Projetos, Carlos Cerqueira de Guimarães, e a gerente de Programas Urbanos e Recuperação Ambiental da Sedurb, Mariana Bettarello.

“O Pesb irá realizar um diagnóstico do saneamento no Estado, estabelecer metas, ações e programas balizando os investimentos em saneamento básico e visando a universalização dos serviços”, explicou a gerente da Sedurb, Mariana Bettarello.

O subsecretário Carlos Guimarães destacou a importância das trocas dentro do próprio Governo. “A proposta é um trabalho em sinergia com outros órgãos do Estado, que fortaleçam as instituições e integrem as equipes”, ressaltou.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedurb