14/01/2016 21h34 - Atualizado em 18/01/2016 09h50

Sedurb inicia mobilização para a 6ª Conferência das Cidades

Foto: Loureta Samora
Secretário João Coser e prefeitos participam da reunião preparatória para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) iniciou, nesta quinta-feira (14), uma série de reuniões regionais com o objetivo de sensibilizar e preparar os municípios capixabas para a 6ª Conferência Nacional das Cidades. As primeiras reuniões aconteceram nas regiões Nordeste, em Pinheiros, e Noroeste, em Barra de São Francisco. Já nesta sexta-feira (15), as reuniões preparatórias vão acontecer nas regiões Centro-Oeste, em Colatina, às 9 horas, e Rio Doce, em Linhares, às 15 horas.

Segundo o regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, o poder público municipal tem até o dia 22 de fevereiro para convocar as conferências municipais, que devem ser realizadas até 05 de julho deste ano. Apenas os municípios que realizarem suas conferências poderão participar das discussões nas etapas estadual e nacional.
Importância

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, participou das reuniões e explicou que a Conferência Nacional das Cidades é o espaço onde o poder público e a sociedade organizada discutem e planejam as cidades que temos e as cidades que queremos. "Por isso a importância do envolvimento e participação de todos os municípios", ressaltou.
Região Nordeste

Pinheiros sediou a primeira reunião preparatória para a 6ª Conferência Nacional das Cidades promovida pela Sedurb. Participaram representantes de oito dos nove municípios que integram a região Nordeste do Estado. A reunião contou ainda com a participação de cinco prefeitos da região: Antônio Carlos Machado, de Pinheiros; Antônio Fioroti, de Pedro Canário; Murilo Coelho, de Ponto Belo, Romualdo Milanese, de Boa Esperança; e Osvaldo Fernandes, de Mucurici.

Segundo o prefeito anfitrião, as conferências municipais são uma oportunidade para discutir o futuro que se deseja para as cidades. Ideia que foi completada pelo prefeito de Ponto Belo. "As conferências vão nos dar condições de avançarmos na elaboração de políticas públicas", afirmou.

Os prefeitos Romualdo Milanese e Antônio Fioroti ressaltaram que os desafios das cidades são muitos. Mas elogiaram o formato da conferência. Segundo Romualdo, por esse modelo a sociedade é ouvida e resultados positivos já foram alcançados. "Os municípios têm suas prioridades e precisam ser ouvidos", destacou Fioroti.

Região Noroeste

A importância do debate participativo e a união dos municípios no enfrentamento dos problemas comuns foram destaque na reunião realizada na tarde desta quinta-feira em Barra de São Francisco.
Representantes dos municípios da região Noroeste, entre eles os prefeitos de Barra de São Francisco, Luciano Pereira, de Ecoporanga, Pedro Costa, de Água Doce do Norte, Paulo Márcio, e os vice-prefeitos de Nova Venécia, Theomir Basseti, e de Águia Branca, Gilmar Strzepa, participaram do encontro.
"Os problemas existem, são comuns aos municípios da região. Temos que estar unidos para enfrentá-los", reforçou Luciano Pereira. "A mobilização e a presença do Governo do Estado aqui, incentivando a participação social para solução dos problemas, é de extrema importância", elogiou o vice-prefeito de Nova Venécia, Theomir Basseti.
Sul do Estado

Na próxima semana, as reuniões acontecem em Piúma e Cachoeiro de Itapemirim, na quinta-feira (21) e, em Venda Nova do Imigrante e Guaçuí, na sexta-feira (22).

6ª Conferência Nacional das Cidades
Com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” a 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC) vai acontecer em Brasília (DF) nos dias 5 a 9 de junho de 2017.

A escolha do tema da Conferência baseou-se na importância de refletir sobre a cidade como um bem coletivo, e o lema, na importância de refletir sobre as desigualdades e o desafio de minimizar as diferenças de acesso a bens e serviços.

Nos municípios, as conferências devem debater propostas e soluções voltadas à realidade local, com destaque para a discussão sobre a função social da cidade e da propriedade. Além dos municípios, os estados e o Distrito Federal também deverão se organizar e promover as discussões sobre o tema de 1º de novembro de 2016 até 31 de março de 2017.

Serviço: Reunião Regional Preparatória para a 6ª Conferência das Cidades
Data: 15 de janeiro