13/01/2016 11h33

Sedurb mobiliza municípios para a 6ª Conferência das Cidades

A partir desta quinta-feira (14), a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) vai realizar reuniões regionais, preparatórias para a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades.

O objetivo é sensibilizar as administrações municipais e a sociedade civil quanto à importância da realização da etapa municipal da conferência como condição para participação das discussões nas etapas estadual e nacional. Segundo o regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, o poder público municipal tem até o dia 22 de fevereiro para convocar as conferências municipais, que devem ser realizadas até 05 de julho deste.

As reuniões preparatórias vão acontecer em todas as dez microrregiões do Estado, começando pelas regiões Nordeste, em Pinheiros, às 9h, e Noroeste, em Barra de São Francisco, às 15h, ambas nesta quinta-feira (14). E pelas regiões Centro-Oeste, em Colatina, às 9h, e Rio Doce, em Linhares, às 15h, na sexta-feira (15). Já na próxima semana, as reuniões acontecem em Piúma e Cachoeiro de Itapemirim, na quinta-feira (21) e, em Venda Nova do Imigrante e Guaçuí, na sexta-feira (22).

6ª Conferência Nacional das Cidades

Com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” a 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC) vai acontecer em Brasília (DF) nos dias 5 a 9 de junho de 2017.

A escolha do tema da Conferência baseou-se na importância de refletir sobre a cidade como um bem coletivo, e o lema, na importância de refletir sobre as desigualdades e o desafio de minimizar as diferenças de acesso a bens e serviços.

Nos municípios, as conferências devem debater propostas e soluções voltadas à realidade local, com destaque para a discussão sobre a função social da cidade e da propriedade.

Além dos municípios, os estados e o Distrito Federal também deverão se organizar e promover as discussões sobre o tema de 1º de novembro de 2016 até 31 de março de 2017.

Serviço: Reunião Regional Preparatória para a 6ª Conferência das Cidades
Data: 14 de janeiro